Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro

O Rio de Janeiro está empreendendo a desafiadora tarefa de recuperar e revitalizar sua área central. Apostando que a articulação entre a requalificação do espaço público e a mobilidade em pequena escala – pedestres e ciclovias – tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais humana e sustentável, desde julho de 2012 a Transporte Ativo, o ITDP Brasil e o Studio-X Rio iniciaram um estudo de mapeamento da demanda de uma malha cicloviária para o Centro do Rio de Janeiro.

O projeto Ciclo Rotas Centro teve como eixo norteador o atributo de participação. Quanto mais vozes envolvidas, nas mais diferentes esferas, melhor. O debate “Como posso transformar minha cidade?” - parte do Ciclo Rotas Centro - tem como objetivo discutir propostas de participação para que os processos participativos sejam, de fato, efetivos.

PALESTRANTES:

Zé Lobo
Especialista em promoção do uso de bicicletas e fundador da organização Transporte Ativo, recém premiada com o Cycling Visionary Awards no Velo City 2013 - Viena. Está envolvido em projetos em prol do uso de bicicletas como meio de transporte no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Arlindo Pereira
Especialista em cartografia colaborativa. Colabora desde 2011 com a Transporte Ativo no Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro. Bacharelando em Sistemas de Informação pela Unirio, trabalha com desenvolvimento web na caos! design, contribui com diversos projetos de software livre e escreve o blog Nighto.

Michelle Chevrand
Autora da Bike Lovers, série sobre pessoas que adotaram a bicicleta como estilo de vida, vencedora do Cuban Hat, que será exibida no Curta!. Está filmando o documentário Ciclocidades, que investigará as razões culturais, sociais e históricas que dificultam a adoção da bicicleta como meio de transporte na América Latina.

Marcela Kertzman 
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Rio em 2012, com um projeto final que tinha como objetivo a revitalização da cidade através de um sistema cicloviário. Hoje trabalha num escritório com foco na área comercial e de alimentação, e atua no cicloativismo em Madureira.

Clarisse Linke, moderadora
Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Brasil. Mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics, ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.

Data: 13 de agosto de 2013, amanhã, terça-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro-RJ

Via: Studio-X Rio


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro" 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133951/mesa-redonda-como-posso-transformar-minha-cidade-slash-ciclo-rotas-centro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.