Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura

Cortesia de n232 Arquitectura
  • Arquitetos: n232 Arquitectura; n232 Arquitectura, Riojaproject
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  159
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura - Mais Imagens+ 25

Cortesia de n232 Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este duplex corresponde ao sótão de um edifício de habitações de nova construção localizado em Arnedo, Espanha. A organização original não se adaptava às necessidades do cliente, um jovem casal, nem a forma de vida que desejavam ter. Depois de vários estudos e várias reuniões chegou-se à solução que melhor se adequava a suas expectativas.

Cortesia de n232 Arquitectura

A resolução espacial não é tão convencional, já que este duplex funciona de maneira inversa a uma habitação tradicional. O acesso principal e a área social se encontram na planta superior enquanto os dormitórios na planta inferior. Invertendo a posição das funções desta casa chegamos a duas plantas totalmente diferenciadas, não só por sua função mas também pela configuração espacial de cada uma delas.

Cortesia de n232 Arquitectura

A planta por onde se acessa a casa e onde se desenvolve a vida social tem uma estrutura mais aberta, organizada como um espaço único onde se encontram além da sala de jantar, a cozinha e um banheiro, um grande terraço saindo de um dos recuos do edifício.

Cortesia de n232 Arquitectura

Esta planta contém uma série de elementos que vão dando caráter ao conjunto enquanto o organizam através de suas funções: o vão da escada diferencia a área da cozinha do restante do espaço; uma coluna de espelhos devolve reflexos que mostram uma visão poliédrica de todo o lugar; e finalmente o mobiliário do salão vai adaptando a forma da calha com o vizinho enquanto contém diferentes usos da vida doméstica como uma biblioteca, uma área para televisão, lugares para guardanapo, armário para instalações, a porta principal, a porta do banheiro e uma parede de ardósia. A planta inferior, ao contrário, é mais protegida. É um lugar mais fechado e silencioso onde se encontram os dormitórios relacionados entre si por meio de um vazio.

Cortesia de n232 Arquitectura

Recoberto completamente por madeira, este vazio, construído na planta mais compartimentada da casa, possui a função de ser o verdadeiro coração da moradia já que não só relaciona as diferentes instâncias da planta, mas também conecta as duas plantas, funciona como um espaço de transição entre o público e o privado.

Cortesia de n232 Arquitectura

Se destaca o dormitório principal, que como um apartamento dentro da casa, pode funcionar de forma independente. Composto por um aparador, uma área de dormir ou ver TV, um hall de acesso com uma varanda que é também uma área de leitura e um banheiro particular de dimensões generosas. Esta área da casa, em contraste com a zona social, se transforma em um lugar íntimo e separado. Desta forma se obtém um lugar de contrastes onde mediante a inclusão de um vazio central, chegam a conviver o aberto com o fechado.

Planta 2° pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arnedo, La Rioja, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duplex 0710 PZG / n232 Arquitectura" [0710 Duplex PZG / n232 Arquitectura] 14 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133446/duplex-0710-pzg-slash-n232-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.