Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel

Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 2 de 18Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 3 de 18Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 4 de 18Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 5 de 18Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Responsáveis: Mia Hägg, Sandrine Forais / Jean Nouvel
  • Gerente De Projetos: Aude Lerpinière
  • Consultor Arquitetônico: Jean-Jacques Raynaud
  • Membros Da Equipe: Aimée Lau, Lina Lagerström, Félix Medina Mathilde Jauvin, Louis Mangin, Nicolas Métro, Marcel Züger
  • Membros Da Equipe Do Concurso: Pawel Krzeminski, Lina Lagerström, Kasia Jackowska, Noélie Sénéclauze
  • Pasagistas: Ewen Le Rouic, Irène Djao Rakitine, Céline Aubernias
  • Projeto Gráfico: Natalie Saccudefranchi
  • Consultoria Sustentabildiade: Franck Boutté, Transsolar (competition)
  • Consultoria Estrutural: Khephren Ingénierie
  • Consultoria Fachada: DVVD
  • Consultoria Instalações Elétricas, Mecânicas E Hidráulicas: LBE fluides
  • Consultoriam Orçamentos: Georges Ventre
  • Inspeção Técnica: Socotec
  • Cliente: Foncière Logement
  • Construtora: ING Real Estate Development
  • Cidade: Lormont
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 18 de 18
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Projeto de Apartamentos Lormont, as vistas extraordinárias do rio Gironde e da Ponte Aquitaine são elementos chave do entorno. Para otimizar essas vistas, ao mesmo tempo minimizando a visibilidade entre vizinhos, cada um dos 26 apartamentos possui desenho diferente; resultado deste arranjo é as formas retangulares do edifício, como um conjunto de blocos.

Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 13 de 18
© Philippe Ruault

A orientação do terreno dá forma às duas laterais mais compridas do edifício, que estão frente ao leste e oeste, com características bem diferentes. Ao longo da fachada facetada à oeste, painéis opacos se alternam com janelas do piso ao teto que oferecem vistas panorâmicas do rio, e que se abrem para transformar os espaços de estar em varandas. O desenho em corte trabalha para evidenciar a espetacular presença da ponte de 60 metros de altura.

Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 10 de 18
© Philippe Ruault

Dois andares de apartamentos são empilhados, com opções duplex e triplex acima do pavimento térreo. Cada andar é deslocado lateralmente para expor parte do telhado, permitindo as aberturas do piso ao teto se estenderem à cobertura. Essa transição das aberturas verticais de vidro na fachada às aberturas zenitais orientadas horizontalmente enfatiza o efeito de 'vista de pouco ângulo', para usar um termo cinematográfico, em direção às torres da ponte.

Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel - Imagem 8 de 18
© Philippe Ruault

Do lado leste, o edifício é protegido de uma rua barulhenta com uma fachada revestida de painéis metálicos com aberturas relativamente pequenas, cujo tamanho e posição são determinados pelas necessidades dos apartamentos. Mas mesmo aqui, o rio tem presença sedutora. Passagens transversais, revestidas em materiais reflexivos, amplificam a luz disponível e criam uma imagem borrada, como num sonho, dum rio que é visível do lado da rua; as passagens também se alargam para convidar a sua relação com o rio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lormont, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Lormont / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel" [Lormont Housing / Habiter Autrement + Ateliers Jean Nouvel] 14 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133372/apartamentos-lormont-slash-habiter-autrement-plus-ateliers-jean-nouvel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.