Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte I

O site This Big City apresenta dez iniciativas sustentáveis pensadas para a cidade, que aparecem originalmente no catálogo da organização dinamarquesa Sustainia. A seguir as cinco primeiras delas:

1.  Bairros de Resiliência Climática

A cidade de Copenhague quer criar um bairro adaptado a mudanças climáticas no distrito de Østerbro. Na região do chamado “Klimakvater” (bairro climático), os planejadores querem preparar a cidade para o regime de chuvas e para isto estão desenvolvendo soluções ecológicas desde o nível das ruas. As melhoras criam espaços urbanos exuberantes e ao mesmo tempo canaliza a água das chuvas para longe dos edifícios. As soluções estão sendo desenvolvidas em colaboração com os residentes locais e o público que circula pelo bairro.

2.  Dinâmica dos preços de estacionamento

A empresa SFpark, pioneira na gestão de estacionamentos, trabalha em São Francisco com a adequação dos preços segundo a demanda. Segundo o lema “Dirija menos, viva mais”, a SFpark gere a busca por vagas de estacionamento mediante a dados coletados em tempo real, acessíveis pelos motoristas pela internet. O objetivo é reduzir as paradas em fila dupla e o tempo de circulação em busca de uma vaga.

3.  Compartilhamento de objetos

neighborgoods.net é uma rede social de compartilhamento de objetos. Porexemplo, se você precisa de uma escada, de um carrinho de mão ou de uma furadeira, o site facilita o contato com alguém perto de você que possa emprestar. Com um calendário de reservas, avisos automáticos e mensagens particulares entre usuários, o site também permite rastrear o proprietário e cada objeto.

4.  Iluminação inteligente

Tvilight combina hardware, um módulo diminuto que inclui sensores, conexão sem fio e um regulador de intensidade compatível com softwares de controle de iluminação pública. O sistema coordena postes, monitores de consumo de eletricidade e analisa os dados de tráfego. Assim, detecta a presença física de passantes e com base nela controle a intensidade da luz na área. As luzes se apagam nas horas de menor atividade, mas quando detectam um pedestre, bicicleta ou automóvel, se acendem.

5.  Redesenhando a cidade em tempo real

Um novo método de projeto é a otimização da distribuição de luz solar nas cidades para revitalizar os edifícios e bairros, reduzindo ainda o consumo de energia. HenningLarsenArchitects desenvolveram um método de planejamento urbano sustentável que analisa sistematicamente mapeamentos da insolação das áreas urbanas e edifícios.

Por Natália Barrientos Barría, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Dez ideias sustentáveis para transformar as cidades. Parte I" 07 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-132911/dez-ideias-sustentaveis-para-transformar-as-cidades-parte-i> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.