Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 1 de 13
© Joan Mercadal

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 2 de 13Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 3 de 13Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 4 de 13Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 5 de 13Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Mais Imagens+ 8

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 8 de 13
© Joan Mercadal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é considerada um cenário ideal para viver devido a sua localização (climática, floresta de pinheiros, topografia, orientação) que fornece contato direto com a natureza, relacionando a parte interna e externa da casa, além de assegurar a máxima privacidade dos moradores. Em resposta ao entorno (um bairro pouco interessante, mas localizado em uma bela floresta de pinheiros e próximo ao mar), o terreno é fechado nos limites externos e aberto para o jardim. No entanto a arquitetura é estabelecida no local como um equilíbrio entre o natural e o urbano. É criada uma paisagem interna para ser vivenciada. O edifício esta concentrado ao norte do terreno, com orientação Leste-Oeste e liberando o máximo de espaço para o jardim. Os usos subsidiários estão concentrados em um volume a parte, mas integrado com o todo.

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 4 de 13
© Joan Mercadal

O projeto é desenvolvido em três níveis: topografia, orientação solar e vida cotidiana. A arquitetura integra local e estrutura, interior e exterior; cada elemento é conectado e integrado com o restante. Os espaços são delimitados apenas pelo uso de paredes estruturais de concreto reforçado, sem o uso e paredes internas. Cada elemento tem uma proporção diferente e também qualidades espaciais variadas, conectando como o restante e com o exterior. Isto permite a percepção da luz a partir de diferentes direções, oferecendo vistas fragmentadas do interior e do jardim. O exterior é composto por volumes de diferentes proporções com relação harmoniosa como a floresta de pinheiro circundante.

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 5 de 13
© Joan Mercadal

Além de um design apropriado, também há a preocupação com a eficiência energética da casa: a orientação é Leste-Oeste, com a fachada norte aberta ao vento de Tramontana (frio e turbulento) como um "riprap" que é fechado e com poucas aberturas nas paredes anguladas para a ventilação natural. Juntamente a orientação solar, a casa apresenta bom isolamento térmico na superfície externa da fachada e na cobertura, tornando possível prevenir o uso de ar condicionado no verão. A fachada sul abre-se como um ventilador em direção ao jardim, articulando um transição suave entre o interior e o exterior evitando o impacto direto do sol sobre as principais aberturas. Isto é feito através de terraços em suspensão que fornecem sombra. Podemos evitar a radiação solar durante o verão mas esta é bem-vinda durante o inverno. O boiler utiliza combustível de biomassa, a água quente é produzida através de energia solar. Um tanque é utilizado para coletar e armazenar a água pluvial, usada para a casa e jardim.

Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo - Imagem 11 de 13
Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo" [Casa entre los Pinos / Ignacio Romera Gonzalo] 08 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-132440/casa-entre-los-pinos-slash-ignacio-romera-gonzalo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.