Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 2 de 14Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 3 de 14Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 4 de 14Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 5 de 14Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Mais Imagens+ 9

  • Colaboradores: Iván Sánchez, Mario Súñer, Xavier Ramoneda, Enrique Stegeman, arquitectos; Dolors Feu, ingeniera agrónoma; Summa, ingeniería
  • Cliente: IMPSOL
  • Construtora: ROGASA
  • Cidade: Sant Boi de Llobregat
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 4 de 14
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O setor de Saló Central está na interseção de dois eixos de grande importância para o município de Sant Boi de Llobregat, a Carretera de la Santa Creu de Calafell (C245) e Avenida Josep Mariages. No entanto, estes eixos são bastante diferentes na sua natureza.

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 6 de 14
© Jordi Surroca

O novo empreendimento deve relacionar esses dois eixos importantes mencionadas acima, para dar continuidade à rua Net Baldiri e servir os novos edifícios planejados, com a adição de uma ruptura substancial topográfica entre eles e o atual C245. Usando uma estrutura geométrica "quebrada" é possível responder a todos estes aspectos, obtendo também uma imagem unitária do setor. Esta "quebra" permite criar um sistema de jardins onde cada peça pode adotar um carácter e uso muito diferenciado e utilizar conforme suas necessidades. Pequenos praças são geradas dentro desta área grande, com uma dimensão muito local, c playgrounds, áreas para idosos, jardins e um pequeno jardim botânico com espécies nativas e baixo uso de água. Dentro desta paisagem, as árvores assumiram o papel de acompanhantes, gerando alinhamentos contínuos e sombras que acompanham o usuário em seu caminho através do setor.

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 2 de 14
© Jordi Surroca

Além disso, a proposta reconhece a importância urbana que tem a interseção desses dois eixos e nesse ponto gera o coração funcional do novo parque. Esse novo campo é destacado pela criação de um marco importante no nível municipal, as pérgolas.

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 5 de 14
© Jordi Surroca

Conforme a trama de jardins se aproxima da intersecção dos dois eixos, elas se desprendem do chão em uma série de pérgolas que mantêm a mesma linguagem formal e os mesmos materiais, o aço. Estas pérgulas geram uma grande praça central, mas não formam um grande espaço contínuo, mas através de sua própria configuração fragmentada, uma grande lacuna em um conjunto de espaços de diferentes dimensões, providos de sombra e com um caráter de grande versatilidade que prevê sediar muitos eventos temporários esperados. As dimensões e disposição dos vários espaços são compatíveis com a organização de pequenos concertos, feiras, exposições ao ar livre, espetáculos para crianças, etc. em um ponto de máxima visibilidade e tráfego de pedestres dentro do município. São bem conhecidos a nível regional as festas que Sant Boi organizada para os dias da Imaculada (6 a 8 de dezembro), o novo pergolado será o centro das instalações da exposição.

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 14 de 14
Isométrica

A pérgola funciona através de uma estrutura metálica contínua com placas apoiadas. Elas dobram para gerar esses espaços diferentes na praça. 

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig - Imagem 7 de 14
© Jordi Surroca

La pérgola funciona mediante una estructura de costillas continuas de plancha metálica colocadas de canto. Éstas se van doblando y plegando para generar estos diferentes espacios en la plaza. La cubrición de las pérgolas se realiza mediante un plano continuo perforado, que se adapta a esos giros y dobleces de la estructura de costillas, a modo de ‘origami’, generando la tan deseada sombra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sant Boi de Llobregat, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlleiroig" [Estructura Multifuncional en el Sector del Saló / Batlleiroig] 09 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-132357/estrutura-multifuncional-no-sector-del-salo-slash-batlle-i-roig-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.