Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea – Escola da Cidade

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, promovido pela Escola da Cidade, retoma suas atividades deste segundo semestre na próxima quarta-feira, 07 de agosto.Na data serão promovidas duas palestras consecutivas - início às 17h30 - com os convidados Luiz Paulo Baravelli e Teodoro Fernández.

Palestra - 17h30

Luiz Paulo Baravelli (São Paulo SP 1942). Pintor, desenhista, escultor, gravador, professor, cronista. Cursou desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1960 e 1962. Nessa época, estudou com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), cuja obra tornou-se uma referência importante em sua produção. Em 1964, iniciou o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Lecionou desenho na Escola Superior de Desenho Industrial de Ribeirão Preto e no Instituto de Artes e Decoração (Iade), em São Paulo. Participou da fundação da Escola Brasil:, juntamente com Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945). Foi coeditor da revista Malasartes, entre 1975 e 1976, e da revista Arte em São Paulo, no período de 1981 a 1983. Escreveu também crônicas para o jornal Folha de S. Paulo, entre 1985 e 1986. No início de sua carreira, realizou pinturas que se aproximam da arte pop. No fim dos anos 1960, criou objetos com base em materiais industrializados. A partir da década 1970, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura. Realiza obras nas quais emprega frequentemente suportes de formato irregular, sendo temas predominantes a paisagem urbana e a figura humana.

Palestra - 19h00

Teodoro Fernández (San Sebastián, Espanha, 1948) é arquiteto e paisagista formado pela Universidade Católica do Chile, especialmente dedicado a projetos de habitação social, arquitetura universitária e arquitetura civil. Foi professor em várias universidades, entre elas: Universidade del Desarrollo, Universidade de Concepción, Universidade Ricardo Palma de Lima e Universidade Nacional de La Plata na Argentina. Atualmente é professor titular na Universidade Católica do Chile. Entre suas principais obras destacam-se: Centro Cultural Estação Mapocho, Parque Inés de Suárez, Parque Bicentenario e Edifício MOPTT La Serena. Suas principais premiações foram: prêmio Fermín Vivaceta (2002), Reconhecimento de Excelencia Acdemica (2008) e prêmio internacional Reina Sofia de Patrimônio Cultural, pelo Centro Cultural Estação Mapocho (2008). A palestra de Teodoro Fernández é resultado de uma parceria entre o Seminário, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura” e a Revista Projeto Design.

Data: 07/08/13 (quarta-feira) 

Horário: 17h30

Local: Auditório da Aliança Francesa 

Endereço: Rua General Jardim, n.º 182 - São Paulo – SP

O evento é gratuito e aberto ao público. Compareçam.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea – Escola da Cidade" 26 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-132335/seminario-de-cultura-e-realidade-contemporanea-nil-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.