Parametric Space / Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects trabalhou em conjunto com os escritórios Kollision, CAVI e Wahlberg para criar a instalação interativa “Parametric Space” para a exposição “Zaha Hadid – World Architecture“, que acontece no Danish Architecture Centre até 29 de setembro deste ano.

À primeira vista, a instalação é um volume retangular escuro – quatro paredes, piso e teto. Entretanto, na presença de um visitante, o que parece ser um teto normal e plano se revela uma incandescente e flexível membrana que se move fisicamente em direção ao chão, formando um funil. Quanto mais próximo do funil estiver o visitante, mais ele desce; recuando, a membrana volta a sua forma plana original.

Além de mudar de forma, a membrana ganha vida através de milhares de partículas de luz sobre sua superfície que reagem aos seus movimentos. Isto cria uma experiência quase surreal, porém tangível, estreitamente ligada à linguagem arquitetônica pela qual Zaha Hadid é conhecida.

© Kollision

Aspectos Técnicos

A instalação funciona através de dois escâneres de laser que capturam continuamente informações sobre a localização dos visitantes. As posições servem de base para calcular a altura dos quatro volumes cilíndricos que agem na superfície superior da membrana. Estes cilindros emitem luzes de diferentes cores e intensidades, dependendo da altura, enquanto que quatro projetores embutidos no chão projetam pontos de luz sobre a superfície inferior da membrana. Estes pontos são espacialmente calculados em uma superfície 3D virtual que apresenta a mesma forma da membrana real.

© Kollision

Créditos

A exposição foi desenvolvida pelo escritório Zaha Hadid Architects em colaboração com o Danish Architecture Centre, e com o apoio de Realdania e Kvadrat. O escritório Kollision de encarregou do processo de projeto e dos aspectos técnicos da instalação, juntamente com Zaha Hadid Architects; CAVI programou a infraestrutura, os cilindros e as luzes; Wahlberg construiu a instalação, os volumes cilíndricos, e tratou da integração destes com as fontes de luz. Zaha Hadid Architects desenvolveu os gráficos em tempo real projetados sobre a membrana.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Parametric Space / Zaha Hadid Architects" 04 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-131935/parametric-space-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.