Palestra de encerramento da exposição “Minha Casa - Nossa Cidade”

Amanhã, 30 de julho, haverá a palestra de encerramento da exposição Minha Casa – Nossa Cidade, uma parceria entre o MAS Urban Design, de Zurique, e o Instituto CASA.  No evento do encerramento da exposição serão reunidos diferentes atores do movimento popular de moradia, da cultura, e da academia para discutir o futuro da habitação social no Brasil. Ao substituir "Minha Vida" por "Nossa Cidade", a ênfase das propostas na exposição é colocada na produção da cidade como um projeto coletivo, inclusivo e sustentável, em detrimento da privatização da cidade a partir das unidades individuais. Como podemos pensar e planejar a cidade segundo modelos econômicos e com um custo eficiente? Como podemos inovar a prática de construção de baixo custo de modo mais sustentável, social e economicamente? O que necessitamos de fato considerar, se tomarmos como base que nossas cidades precisam ser concebidas em planos a longo prazo, bem como prover qualidade espacial para as futuras gerações?

Convidados para mesa redonda de encerramento

Rainer Hehl - Arquiteto e urbanista, atualmente dirige o MAS - Master of Advanced Science Urban Design da ETH Zurich. É Doutor em estratégias de urbanização em favelas, bairros populares e periferias, com foco de trabalho no Rio de Janeiro. Curador da 4a Bienal de Arquitetura de Rotterdam, realizou projetos de exposição, publicações internacionais e palestras com temas como informalidade urbana, arquitetura popular, urbanidades híbridas.

Evandro Salles - Curador de artes visuais, artista plástico, produtor cultural. Entre 2006 e 2009 realizou o projeto Arte Para Crianças. Foi fundador e diretor executivo da Fundação Athos Bulcão (1992/96); Secretário Adjunto de Cultura do Distrito Federal (1997/98); coordenador em 2005, no âmbito do Ano do Brasil na França, das atividades de arte contemporânea do Espaço Brasil, centro cultural criado em Paris pelo MinC. Cofundador do Instituto CASA.

Jurema Constancio - Coordenadora nacional da União Nacional por Moradia popular. Membro do Conselho das Cidades. Coordena a gestão da construção de 75 casas populares pelo programa MCMV entidades, na Colônia Juliano Moreira.

Pablo Benetti - Graduação em Arquitetura e Urbanismo 1973,mestrado em Planejamento Urbano e Regional IPPUR -1988 e Ph D em Estruturas Ambientais Urbanas na FAU- USP -1997-, desde 1995 é  professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ,na graduação e na Pós Graduação em Urbanismo (PROURB),Foi Diretor da FAU(Faculdade da Arquitetura e Urbanismo) –UFRJ 2002 -2006 , em 2012 publicou o livro Habitação social e Cidade , desafios para o ensino de projeto.Desde 2013, coordena pesquisa  do CNPq sobre qualidade de projetos Minha Casa Minha Vida.

Luiz Carlos Toledo e Veronica Natividade - Luiz Carlos Toledo é doutor pela UFRJ e possui ampla experiência em projetos urbanos, tendo desenvolvido entre 2006 e 2009 o Plano Diretor da Rocinha via concurso de idéias. Verônica Natividade é mestre em metodologias computacionais aplicadas a projetos de arquitetura pela USP, tendo trabalhado com urbanização de favelas desde a graduação. Junto com Petar Vircbradic e demais membros da equipe do LabHabTS vinculada ao IPPUR/UFRJ, desenvolveram 14 tipos de HIS como alternativa ao programa MCMV, onde propuseram novas relações entre habitação e espaço público e novas maneiras de construir, além de incorporar as práticas e dinâmicas observadas nas comunidades onde trabalharam previamente. 

Data: 30 de julho de 2013, terça – feira (amanhã) 

Horário: 18h30 

Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro-RJ 

Via: Studio-X Rio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra de encerramento da exposição “Minha Casa - Nossa Cidade”" 02 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-131160/palestra-de-encerramento-da-exposicao-minha-casa-nossa-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.