Casa Alada / K2LD Architects

Casa Alada / K2LD Architects - Mais Imagens+ 10

  • Contratante: Holden Tiling & Construction Pte Ltd
  • Engenharia: PTA Consultants Pte Ltd
  • Estrutura: MSE Engineering & Management Consultants
  • Agrimensura : Ian Chng Cost Consultants Pte Ltd
  • Paisagismo: Watermount Gardens Pte Ltd
  • Interiores: A2zen Consulting Ltd
  • Equipe: Ko Shiou Hee, Leong Lai Ping, Elita Ong
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência unifamiliar localizada em um terreno único de forma triangular, marca o local com duas formas proeminentes - trapézios. Estas formas abrem para a vista principal na parte de trás do terreno, onde três majestosas palmeiras existentes estão, além de uma enorme vegetação. Estas formas abraçam, esculpem e estruturam um jardim para amigos e encontros privados.

© Patrick Bingham-Hall

Em resposta ao contexto de clima tropical, a exploração formal foi no sentido de cortar aberturas em um trapézio puro e separar a cobertura das paredes. A forma desenhada a partir da compreensão da arquitetura tradicional Malay, onde a própria casa é climaticamente sensível para trazer conforto para seus habitantes. A forma da casa Malay tradicional é reinterpretada em trapézios dobráveis, mantendo o seu objetivo climático de trazer ar fresco ao seu interior. Elementos como beirais prolongados e cobertura duplamente inclinada, foram adotados no projeto. Estes beirais prolongados foram pensados para criar espaços de ventilação natural, e fazem também um abrigo para chuva, mesmo durante as fortes chuvas sazonais.

Diagramas

O telhado inclinado tradicional se traduz na impressionante forma da cobertura. Esta divisão da cobertura doi feita para criar um jogo de luz e sombra para o espaço interno. Espaços como a sala de jantar, a passagem para o segundo andar e o grande pátio, são todos agraciados com esta divisão do telhado e seu jogo de luz. Esta característica é reforçada à noite com luminárias ocultas que destacam esta separação. A forma escalonada da cobertura também cria a possibilidade de ventilação natural para os espaços de estar.

© Patrick Bingham-Hall

A materialidade é fundamental para o fortalecimento da relação entre as duas formas da cobertura. No espaço intermediário entre as duas partes, é o hall principal de entrada e a sala de estar, com um elementos de granito, contrastando sua presença pesada com a leveza da cobertura e as linhas verticais de madeira da casa. A madeira é amplamente utilizada em toda a casa, com uma espécie mais leve (Burmese Teak) para o forro e uma mais escura (Chengai) nas fachadas. As peças verticais não só ajudam no aumento da sobra, protegendo do sol forte, mas também ajudam a misturar a casa com os troncos verticais exuberantes da vegetação local.

© Patrick Bingham-Hall

A Casa Alada, em suas expressões formais e linguagem material, resulta em uma residência confortavelmente encaixada no contexto, em uma situação tranquila, externa e interna.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Alada / K2LD Architects" [The Winged House / K2LD Architects] 30 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-130526/casa-alada-slash-k2ld-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.