Feliz aniversário Richard Rogers!

Richard Rogers, ganhador do prêmio Pritzker de 2007, e um dos líderes do movimento britânico High Tech, completa hoje 80 anos. Há muito tempo Rogers tem sido um dos arquitetos mais importantes do Reino Unido, tanto que sua influência na esfera da arquitetura se estendeu ao campo político, ocupando uma das cadeiras da Câmara dos Lords.

Rogers se tornou famoso nos anos 70 e 80, com edifícios como o Centro Georges Pompidou em Paris e a sede do Banco de Lloyd em Londres. Em suas primeiras obras, deixou marcado o que poderia ser chamado de seu "estilo": uma estrutura muito expressiva e as instalações voltadas para o exterior do edifício.

© José Miguel Hernández Hernández

Na década de 90, este arquiteto italiano, posteriormente nacionalizado britânico, se envolveu com a política, o que acarretou em um convite do governo para estabelecer um Grupo de Trabalho Urbano, que em 1998 reviu as causas da decadência urbana e esboçou uma sugestão para o futuro das cidades britânicas. Durante 8 anos foi também o principal assessor de arquitetura e urbanismo do Prefeito de Londres.

O vencedor do Stirling Prize de 2009, pelo edifício Maggie's Centre, de Rogers Stirk Harbour + Partners, atualmente é diretor de arquitetura e urbanismo do Greater London Authority e continua a militar ativamente no partido trabalhista britânico. Em comemoração ao seu 80º aniversário, convidamos os leitores e leitoras a revisitar alguns de seus projetos publicados no Archdaily Brasil. No ano de 2009, foi responsável pelo projeto do Centro Tecnológico de Palmas Altas, em Sevilha, Espanha, em colaboração com Vidal y Asociados arquitectos.

© Guillermo Hevia García
© Guillermo Hevia García

Desejamos um feliz aniversário a este arquiteto cuja obra vem mostrando uma consistência e coerência enormes. Parabéns!

Courtesy of Richard Rogers + Alonso y Balaguer

© Víctor Sájara

Richard Rogers en Colombia: 'La arquitectura es también política'

Richard Rogers participará en diseño de Parque Hugo Chávez en Caracas

Pritzker Prize nombra a Richard Rogers como parte del jurado

Richard Rogers habla en contra de las propuestas de ciudades jardín

Sobre este autor
Cita: Duque, Karina. "Feliz aniversário Richard Rogers!" [En perspectiva: Richard Rogers] 23 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-129649/feliz-aniversario-richard-rogers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.