Shigeru Ban e o Pavilhão IE Paper / 2 semanas de montagem em 2 minutos

YouTube Preview Image

Shigeru Ban é sem dúvida um pioneiro em inovação de materiais, seu trabalho é conhecido por explorar ao limite as estruturas de papelão, a exemplo de pavilhões com grandes vãos e outras estruturas menores como o Pavilhão IE Paper na IE Business School de Madri, inaugurado em março deste ano.

Assista este vídeo do processo de construção do Pavilhão IE Paper. Na montagem foram utilizados 173 tubos de papelão unidos através de peças de madeira concebidas especialmente para este projeto; uma montagem de duas semanas mostrada em dois minutos.

Mais detalhes de sua construção a seguir.

O Pavilhão IE Paper é um edifício que procura ser sustentável, projetado em colaboração com o Estudio Serrano Súñer Arquitectura e o engenheiro Dario Galante Bardín.

O pavilhão tem 110m² de área interna e se expande para o exterior, ocupando mais 30m². Toda a estrutura está apoiada em 6 colunas de papelão tratadas à prova d’água. A cobertura é composta por uma camada dupla de telha de zinco ondulada, enquanto que o piso é revestido por tábuas de pínus contínuas, sem distinção entre interior e exterior.

Os tubos foram produzidos em Zaragoza, já as peças de madeira foram concebidas por carpinteiros locais, de Madri.

O sistema construtivo se baseia em acoplar os tubos às peças de madeira, com o auxílio de elementos tensores, isto torna a montagem e desmontagem do pavilhão muito simples e eficiente.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Shigeru Ban e o Pavilhão IE Paper / 2 semanas de montagem em 2 minutos" 23 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-128969/shigeru-ban-e-o-pavilhao-ie-paper-2-semanas-de-montagem-em-2-minutos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.