Helsinki Plant Tram – um jardim móvel na capital finlandesa

O Helsinki Plant Tram foi uma intervenção urbana participativa que aconteceu na rede local de transportes de Helsinki, Finlândia. A intervenção incluía um jardim móvel que trafegava pela cidade e a construção de um jardim urbano inspirado na icônica montanha russa de madeira no Linnanmäki Amusement Park. Os passageiros eram encorajados a doar plantas, ao invés de pagar a passagem habitual, e sugerir potenciais lugares que poderiam ser ocupados pela crescente rede de espaços verdes na capital finlandesa.

Cortesia de farmingthecity.net

O projeto foi concebido e produzido pelo escritório londrino de paisagismo Wayward Plants, em parceria com a organização ambientalista local Dodo. A proposta foi um pedido do Conselho Britânico para a exibição “Descobertas Cotidianas” (Everyday Discoveries, no original), parte do programa Helsinki 2012 Capital Mundial do Design.

Cortesia de farmingthecity.net

O Helsinki Plant Tram foi uma proposta imaginativa para a cidade, conectando os sistemas de transporte à crescente infraestrutura de jardins urbanos. Embora o bonde tenha operado por apenas alguns dias, como uma intervenção urbana, ele encorajou o contato entre os passageiros, que compartilhavam estórias durante seus trajetos. Um jardim móvel, circulando pelas vias de Helsinki, poderia se tornar uma bela realidade, evocando continuamente a crescente rede de espaços verdes em Helsinki.

Via: farmingthecity.net


Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Helsinki Plant Tram – um jardim móvel na capital finlandesa" 20 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-128859/helsinki-plant-tram-nil-um-jardim-movel-na-capital-finlandesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.