Casa Murray / DISEÑO ESPACIAL

Casa Murray / DISEÑO ESPACIAL - Mais Imagens+ 18

Cidade do México, México
  • Arquitetos: DISEÑO ESPACIAL; DISEÑO ESPACIAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Semelhante ao processo de montagem de um navio em uma garrafa, a construção da Casa Murray foi condicionada à situação do espaço implantado. Projetada e construída por Diseño Espacial, a casa encontra-se cercada por obras irregulares, vestígios de lotes imprecisos que deram lugar a um estreito caminho de serviço que funciona como acesso único à casa.

Plantas Explotadas

É um edifício sem fachada, sem espaço para automóveis, sem instalação de gás, sem coletor solar e sem um único ponto em que se possa observar a rua. O projeto da casa, que funciona como um estúdio para seu proprietário, é uma introspecção que não antagoniza com a materialidade das construções vizinhas. Sob o pretexto de que a casa foi construída exclusivamente com blocos de concreto, a estrutura sutil embutida nas paredes perimetrais permitem aproveitar a compactabilidade do terreno e liberar totalmente os pisos principais que recebem seu programa.

© Ana Eunice Ortíz Pámanes

Apenas um pilar próximo ao jardim fornece apoio estrutural. Em seu interior, superfícies de madeira compensam a dureza exterior do concreto, utilizando perfis metálicos na cor preta para articular a linguagem construtiva da casa. Destes perfis emergem os principais volumes, escadas e móveis, estes últimos desenvolvidos juntamente com a construção e com os materiais residuais deste processo. O projeto oferece facilidade de acesso como conceito, pois os processos construtivos buscaram narrativa com o entorno imediato. Uma casa que flutua desapercebida no negligenciado tecido urbano da Cidade do México.

© Ana Eunice Ortíz Pámanes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Murray / DISEÑO ESPACIAL" [Casa Murray / DISEÑO ESPACIAL] 18 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-128342/casa-murray-slash-diseno-espacial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.