Instant House @ Proposta de Escola Vencedora / B2 Architecture

Desenhado por B2 Architecture, vencedor do concurso Instant House @ School Competition é um oásis para as crianças que quebra a rigorosidade com a ajuda de formas orgânicas e divertidas. Localizada em um contexto urbano estritamente ortogonal, na praça da Via Ugo Betti em Milão, o edifício irá criar uma ponte entre o bairro e as crianças, orientando-se para as principais direções do terreno. Mais imagens a seguir.

Courtesy of B2 Architecture

O projeto respeita seu contexto no tempo e abraça a natureza existente. O Small Explorers Kindergarten resultou de uma análise cuidadosa da paisagem existente no local e seu contexto, a fim de enfatizar e preservar as diversas qualidades existentes. a construção abrange 679 m² e tem capacidade para acomodar cerca de 90 crianças.

Courtesy of B2 Architecture

O jardim de infância toma forma a partir de dois módulos diferentes, o conector e o ambiente tipo, onde organizam facilmente as diferentes funções necessárias e ainda deixa sempre a possibilidade de ampliar o edifício, se necessário. Os módulos podem ser combinados com infinitas possibilidades, resultando em um edifício diferente, mas com uma identidade coesa. Os módulos são colocados de tal forma que o jardim comum torna-se o núcleo do projeto, bem como o local onde todos os espaços se abrem. As dimensões, proporções e diversidade do Small Explorers Kindergarten permite que todos - crianças, pais e professores - sintam-se em casa.

Courtesy of B2 Architecture

Há ambientes para todas as personalidades de crianças: para quem gosta de pintar e desenhar, correr e se exercitar cantar ou interpretar, os que amam caixa de areia, para os que querem experimentar enquanto estiver jogando ou para os que gostam de gastar o tempo cuidando de animais. 

Courtesy of B2 Architecture

Este jardim de infância é composto por três áreas diferentes: as salas de aulas, as áreas comuns e as aulas auxiliares. As salas de aula pode ser fechadas em três partes separadas ou podem ser abertas formando um grande espaço aberto. As três partes são organizadas em torno de um pequeno jardim comum que pode ser acessado a partir de todas as unidades. Uma das salas de aula é um ambiente com camas que podem ser embilhadas e permite variações espaciais. Das camas dobráveis podem ser abertas, de modo que esta sala torne-se um quarto, um anfiteatro ou sala para diversas atividades de aula.

Courtesy of B2 Architecture

As áreas comuns são flexíveis na sua organização e estão diretamente ligadas ao jardim principal e ao parque infantil, atuando como um espaço coberto que pode ter qualquer caráter. As áreas comuns podem reunir os pais e as crianças para reuniões ou para peças de teatro, tem cantina e uma cozinha aberta, acessível para as crianças, bem como, áreas para relaxamento ou para aprendizagem comum. As zonas comuns são também a ligação entre três partes de sala de aula, podendo acomodar todas as crianças ao mesmo tempo. Junto com esse jardim central, essas áreas são uma variação alargada dos módulos de sala de aula, atuando quase como a mesma função mas em escala maior. 

Courtesy of B2 Architecture

Um lugar para a curiosidade e mentes inquietas, o Small Explorers Kindergarten combina o externo e o interno em um conjunto perfeito.

  • Arquitetos

  • Localização

    Milão, Itália
  • Arquiteto Responsável

    Alexandra Timpau, Barbara Bencova
  • Concurso

    Instant House @ School Competition
  • Resultado

    1º lugar
  • Ano

    2013
  • Imagens

    Courtesy of B2 Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Instant House @ Proposta de Escola Vencedora / B2 Architecture" [Instant House @ School Winning Proposal / B² Architecture] 09 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Pedro Vada) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-128219/instant-house-at-proposta-de-escola-vencedora-slash-b2-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.