Centro de Inovação e Desenvolvimento Estratégico de Produtos de Tecnologico de Monterrey (CIDEP) / Bernardo Hinojosa

© Francisco Lubbert

Centro de Inovação e Desenvolvimento Estratégico de Produtos de Tecnologico de Monterrey (CIDEP) / Bernardo Hinojosa - Mais Imagens+ 19

  • Colaboradores: Juan Carlos Colorado, Antonio Negrete, Eleazar de la Garza, Reynaldo Domínguez, Anabel Pardo
  • Cliente: Instituto Tecnológico de Monterrey
  • Renders: Juan Carlos Colorado, Jaime Avila
  • Chefes De Projeto: Aurora Delgado, Manuel Arroyo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro tem como objetivo apoiar as novas empresas que querem lançar no mercado produtos inovadores e proporcionar a elas espaços onde possam, por um lado, alocar temporariamente seus escritórios administrativos, e por outro, disponibilizar uma área onde possam desenvolver protótipos dos seus produtos tecnológicos e realizar testes para determinar sua viabilidade. Também conta com laboratórios virtuais onde podem ser desenvolvidas simulações dos processos de fabricação e projeto numérico.

© Francisco Lubbert

O edifício é resolvido em dois corpos contíguos. O menor abriga o lobby de pé direito triplo cujo elemento central é uma escada metálica suspensa pelo teto, suportada por tensores.

© Francisco Lubbert

O corpo principal é formado por um edifício de formato trapezoidal que aloja as áreas de teste e exposição no piso térreo e oficinas virtuais e escritórios nos outros três pisos. A totalidade do edifício é organizada em torno de um pátio de pé direito quádruplo que através de um sistema de claraboias cria um "poço de luz" e introduz iluminação natural em todo o edifício.

© Francisco Lubbert

O desafio era combinar de maneira harmoniosa todas as diferentes atividades mas complementar o que fosse necessário. Isso foi resolvido colocando todos os processos de testes no Pavimento Térreo do edifício. Aqui desenvolveu-se na parte central uma área de montagem onde os diferentes protótipos podem ser testados. Este espaço é separado do restante do edifício por uma fachada de vidro com a qual é possível isolar o som mas manter a comunicação visual.

© Francisco Lubbert

No Primeiro Pavimento estão localizados os laboratórios de fabricação virtual e diversos escritórios e nos pavimentos superiores estão os escritórios das empresas que farão uso das áreas técnicas.

© Francisco Lubbert

No aspecto arquitetônico desejava-se que a imagem do edifício mostrasse o tipo de alta tecnologia que é desenvolvida em seu interior. Intenção resolvida de maneira sofisticada por meio de três elementos: vidro, concreto e aço, elementos emblemáticos da indústria de Monterrey.

Corte 1

A fachada posterior, de face oeste, se resolve através de brises de vidro translúcido que formam uma dupla fachada que retém o sol, permitindo a passagem de luz. Deste modo, praticamente todos os espaços de escritórios recebem iluminação por ambos os lados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Apodaca, Nuevo León, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Inovação e Desenvolvimento Estratégico de Produtos de Tecnologico de Monterrey (CIDEP) / Bernardo Hinojosa" [Centro de Innovación y Desarrollo estratégico de productos del Tecnologico de Monterrey (CIDEP) / Bernardo Hinojosa] 17 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127747/centro-de-inovacao-e-desenvolvimento-estrategico-de-produtos-de-tecnologico-de-monterrey-cidep-slash-bernardo-hinojosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.