Biblioteca Villa de los niños / Solis Colomer Arquitectos

Biblioteca Villa de los niños / Solis Colomer Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Guatemala Zona 6, Guatemala
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

 A Biblioteca Villa de los Niños, localizada na Zona 6 de Guatemala, faz parte dos estabelecimentos de ensino com mesmo nome, um projeto desenvolvido pelas Irmãs de Maria, que se concentra em educar crianças carentes. Este novo conjunto de prédios faz parte da última fase do complexo educacional, que tem mais de 15.000 metros quadrados de construção, distribuídos em módulos de salas de aula, oficinas e instalações esportivas.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

O projeto divide-se em biblioteca, auditórios, salas de aula e oficinas. São três módulos formando um quadrado, deixando no centro um espaço residual, que lembra a tipologia das habitações com pátio central, que está gravada na memória coletiva dos habitantes da cidade. Este espaço residual se integra ao resto do espaço público do complexo, resultando em um conjunto de escalas que variam do público para o privado, um refúgio para a formação dos alunos. Por sua vez, este espaço está coberto com um sistema de pérgulas, o que permite filtrar a luz e proteger o usuário.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Cada um dos módulos que compõem o complexo foram tratados com formas e materiais diferentes, diferenciando as funções executadas no complexo: O tijolo esmaltado branco é utilizado nas salas de aula e oficinas, funções contidas nos módulos que formalmente lembram as casas familiares com telhados de duas águas, o módulo de tijolo típico contém o auditório, que está contido em uma planta espiral que atende às necessidades de uma área tão específica como esta, pois são também módulos de conexão e circulação vertical, com pontes que conectam todos os módulos em uma única composição.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Estes "módulos de conexão" foram pensados como elementos semitransparentes que funcionam como uniões entre sólidos, por isso foram pensados de maneira que dão a impressão de ser mais leve do que os módulos de sala de aula, oficinas e auditório. Para isso foram escolhidos de dois tipos de revestimentos. O primeiro, uma composição de perfis de alumínio e chapas perfuradas, que, à primeira vista, dá a impressão de não ser tão leve, mas são cortados pela luz do dia ou da noite, destacando a transparência e funcionando como um respiro natural para as circulações verticais que estão contidos neste módulo. A segunda camada conforma uma rede que cobre as diferentes pontes que ligam os módulos de oficinas.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

A Biblioteca e seus demais componentes fazem uma integração de materialidade e formalidade com a cultura do lugar, resultando em uma nova arquitetura, mas com referências bem legíveis ao passado.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Este projeto torna-se, por conseguinte, em uma construção icônica não apenas educacional, mas também para a área da Zona 6, onde o complexo está localizado.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa de los Niños, Guatemala

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Villa de los niños / Solis Colomer Arquitectos" [Biblioteca Villa de los niños / Solis Colomer Arquitectos] 16 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127724/biblioteca-villa-de-los-ninos-slash-solis-colomer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.