2 Casas em Santa Isabel / Bak Gordon arquitectos

 

Talvez o mais importante neste projecto seja o desejo de se referir à cidade que existe dentro da cidade. Os lugares interiores da cidade, cuja matriz ancorada na rua, na praça e no quarteirão originou. Há muitos destes lugares em Lisboa. Mais ou menos antigos, mais profundos ou mais abertos ao céu, mas sempre fortemente impenetráveis.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Esta outra cidade, tantas vezes abandonada e insalubre, pode ser resgatada, dando lugar a uma outra rede de lugares, espécie de sobreposição de malhas capaz de constituir uma regeneração no tecido da cidade.

Situação

Vem isto a propósito do projecto para as duas casas construídas num interior de quarteirão em Santa Isabel, um lote com cerca de 1000m2, anteriormente ocupado por pavilhões semi-industriais e com acesso capilar a partir de uma pequena loja aberta sobre a rua.

Implantação

Ditava o programa que se havia de construir duas casas, uma maior destinada à vida quotidiana da família, e outra, de tipologia T2, para arrendamento. Tudo em cerca de 400m2 de construção, a área que foi possível aprovar, substituindo os pavilhões aí existentes.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Do lugar destacava-se o protagonismo do espaço vazio face ao construído; e que a envolvente vertical materializada nas fachadas dos edifícios vizinhos, sugeria uma casa muito horizontal, por contraste.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Deste modo, construímos uma casa com espaços muito regulares e hierarquizados – os vazios – à volta dos quais gravitam os espaços programáticos habitacionais. Um primeiro pátio, mais público, acolhe e distribui entre as duas casas. Dentro de casa caminhamos entre pátios e jardins; uns mais contemplativos, outros maiores e de utilização efectiva, árvores que aqui irão crescer, projectando a escala à razão do tempo.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

De forma quase obsessiva, a casa constrói-se exclusivamente em betão armado aparente. Limites periféricos serão recobertos pelo verde trepante (elemento natural cambiante) enquanto as restantes paredes e cobertura deixam-se ficar assim, simultaneamente poderosas e delicadas para resistir à pressão do entorno.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Através dos lugares regista-se uma ilusão no confronto positivo/negativo, construção encerrada e vazio dirigindo a estruturação do espaço. Entre estar dentro e estar fora ficam as janelas; modulares em aço, de menor largura onde a filtração é desejada, mais amplas para servir uma amplitude generosa.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Quem lá for há-de entrar por uma porta amarela, momento marcado e marcante este de chegar a casa.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Bak Gordon arquitectos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 560 m²
  • Área do terreno: 1261 m²
  • Endereço: Rua Saraiva de Carvalho Lisboa Portugal
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Rua Saraiva de Carvalho, Lisboa, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitectura Coordenação
  2. Ricardo Bak Gordon
  3. Arquitectura Colaboração
  4. Ana Durão, Nuno Costa

Informação Complementar:

  1. Especialidades
  2. Gonçalves Pereira, engenheiros: Fundações -Estruturas - Instalações Hidraúlicas - Instalações Elétricas - ITED - Gás
  3. Natural Works: AVAC - Térmica - Acústica
  4. FC, Arquitectura Paisagista: Paisagismo
  5. 686-Construções Lda. - Empreitada
  1. Dono da Obra
  2. Tiago e Paula Viana

 

Projecto

2003-2008

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "2 Casas em Santa Isabel / Bak Gordon arquitectos" 18 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-12707/2-casas-em-santa-isabel-bak-gordon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.