Apartamentos em Baracaldo / Linazasoro Arquitectura

© Miguel de Guzmán
Barakaldo, Espanha

Apartamentos em Baracaldo / Linazasoro Arquitectura - Mais Imagens+ 6

  • Colaborador: Hugo Sebastián de Erice
  • Direção De Obras: José Ignacio Linazasoro, Iñigo Saloña, Hugo Sebastián de Erice, Luis Ballesteros Suso (aparejador)
  • Promotor: Vizcaína de Edificaciones, S.A.
  • Construtora: Vizcaína de Edificaciones, S.A.
  • Estrutura: Planexa
  • Fachada Cerâmica: Cerámicas Cumella
  • Arquiteto Responsável: José Ignacio Linazasoro Rodriguez
  • Cidade: Barakaldo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte de uma organização de toda a quadra, em que ocupam cerca da metade e compartilha o resto com dois edifícios. O edifício está localizado nas antigas instalações da Altos Hornos de Vizcaya. Mais tarde, a RIA 2000 procedeu-se à urbanização destes terrenos que configuraram a área de Lasesarre.

Em 2000, a própria RIA 2000 convocou um concurso restrito para a quadra em questão que foi dividida em três setores. Nosso projeto foi o vencedor de um deles.

© Miguel de Guzmán

Os regulamentos foram modificados para atender a proposta do projeto vencedor. Diminuiu-se o gabarito, os chanfros e projetou-se uma fachada curva. A intenção era enriquecer o tipo de planejamento urbano existente que era considerado muito convencional. Deste modo, também foram gerados novos espaços, diferentes das ruas convencionais de fachadas paralelas, com calçadas maiores. Esta penetraria através do edifício unindo-se ao pátio central da quadra, planejado como uma praça pública. Assim, os térreos comerciais foram organizados sob a forma de pórticos de acesso a esta praça.

Planta Tipo

A fachada do edifício é composta por faixas horizontais, com linhas sólidas e ocas, alternadas, nas janelas e terraços. Isso reforça a curvatura e a unidade do mesmo dando-lhe uma escala urbana. É coroado por um ático onde os terraços são interrompidos por volumes revestidos por chapas metálicas que impõem um ritmo ao prédio que não seja apenas horizontal.

A planta é mais convencional, com dois apartamentos por andar. Aqueles que estão no último pavimento têm grandes terraços, especialmente o canto mais agudo do edifício.

© Miguel de Guzmán

Em relação à estrutura, procurou-se corresponder com o caráter horizontal e pesado do edifício. Feita de concreto armado com pilares em "V" no térreo para reduzir o seu número e fazer, ao mesmo tempo, com que o peso do edifício fosse mais expressivo sobre os mesmos.

Dada a natureza do projeto, que procurou o contraste entre peso e leveza, os materiais foram escolhidos de acordo com estes efeitos, ajudando a fortalecê-los.

© Miguel de Guzmán

Buscando uma fachada ventilada de cerâmica, utilizamos diferentes tipos de peças que, combinadas, deram um conjunto de texturas adequado para o propósito de variabilidade e contraste. As peças são foscas e brilhantes, sempre cinza, e as foscas foram colocadas ao contrário para diferenciar ainda mais as texturas.

© Miguel de Guzmán

A fachada se completou com esquadrias de madeira escura e painéis de "Prodema" nas janelas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lasesarre, Baracaldo

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos em Baracaldo / Linazasoro Arquitectura" [Viviendas en Baracaldo / Linazasoro Arquitectura] 12 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-126966/apartamentos-em-baracaldo-slash-linazasoro-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.