Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 2 de 41Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 3 de 41Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 4 de 41Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 5 de 41Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Mais Imagens+ 36

Sever Do Vouga, Portugal
  • Arquiteto Responsável: Pedro Domingos
  • Equipe: Pedro Gonçalves, Luís Rosário, Luís Pedro Fernandes, Hugo Amaro, Joana Fonseca, Patrícia Ribeiro
  • Paisagismo: Global Arquitectura Paisagista, João Gomes da Silva
  • Estrutura: Ara, Alves Rodrigues Associados, Fernando Rodrigues, Cristina Martinho
  • Cidade: Sever Do Vouga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 8 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Escola Sever do Vouga foi incluído na terceira etapa do Programa Nacional de Reforma de Escolas Secundárias, que consiste em renovar cerca de 300 escolas reutilizando as instalações existentes e adicionando novas. O investimento foi realizado para as áreas de uso comum: bibliotecas, salas de aula, salas de estudos, refeitórios, auditórios e instalações desportivas.

A escola está localizada na Serra do Arestal e faz parte do Maciço da Gralheira, uma região montanhosa onde suas duas principais atividades são a agricultura e a metalurgia.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 7 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

Com capacidade para 1.500 alunos com idades entre 10 e 17 anos, a escola serve todo o município. Os alunos vêm para a escola de todas as aldeias do município utilizando o ônibus escolar. Para esses alunos, a escola é o lugar onde eles passam grande parte do dia, funcionando como uma "segunda casa".

A escola situa-se numa cordilheira norte-sul, com uma inclinação de 26 metros, entre as montanhas, em uma área de baixa densidade urbana e um forte ambiente natural.

O projeto reconstrói a relação entre a escola e o terreno, sublimando a sua condição natural da paisagem: uma fusão entre a natureza e a arquitetura.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 6 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

O principal desafio da nova escola é encontrar o equilíbrio entre a sala de aula formal para o ensino e os espaços ao ar livre para a liberdade.

O projeto está organizado em torno de quatro blocos pré-existentes, melhorando e otimizando a gama de espaços de ensino e definindo os limites norte e sul com dois espaços generosos abertos, de frente para o vale.

Uma nova estrutura em forma de "L" foi adicionada aos quatro blocos existentes, criando um conjunto de pátios e de contorno topográfico, contendo a entrada principal da escola e os espaços comuns.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 12 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

A Escola Básica está localizada em no nível superior, organizada em "U" em torno de um grande pátio voltado para o sul que se abre para o vale, funcionando como uma acrópole que vê e domina o território.

A entrada principal está no piso intermediário. A partir deste piso (P1), é possível descer para a Escola Secundária (P0), ou subir um andar para o Ensino Fundamental (P2), otimizando a relação entre os vários níveis da escola e tornando-a mais inclusiva.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 13 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

O Complexo Esportivo foi reorganizado. O pavilhão foi remodelado e um conjunto de novos ginásios foi adicionado, agrupados em altura, formando uma pequena torre que liga o piso térreo da Escola Secundária à plataforma esportiva.

As diferentes áreas da escola instaladas nas três camadas são unidas por duas vias: uma mais artificial e pragmática, orientado para norte-sul, que interage com as três plataformas (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Complexo Esportivo) de forma inclusiva, o outra mais natural, que dialoga com a topografia. As duas rotas começam e terminam juntas, estabelecendo várias ligações ao longo do caminho.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 23 de 41
© Fernando Guerra | FG+SG

Este sistema é complementado por um caminho feito por pontes metálicas no mesmo nível de entrada, ligando os blocos existentes aos novos. Esta estrutura "suspensa" sobre o piso térreo amplia o nível de entrada e liga os diferentes blocos, criando um complexo sistema de relações entre os pisos escolares e os diferentes pátios.

Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos - Imagem 40 de 41
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vouga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Básica e Secundária de Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos" [Basic And Secondary School Of Sever Do Vouga / Pedro Domingos Arquitectos] 11 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-126924/escola-basica-e-secundaria-de-sever-do-vouga-slash-pedro-domingos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.