Clássicos da Arquitetura: Casa Gropius / Walter Gropius

Clássicos da Arquitetura: Casa Gropius / Walter Gropius - Mais Imagens+ 9

Descrição enviada pela equipe de projeto. O acesso ao edifício é oblíquo e sinuoso. Ele não é visto frontalmente, senão que as fachadas principal e lateral dão lugar a uma única perspectiva em movimento. Esquadrias horizontais de vidro e marcos negros compõem os muros brancos do edifício. Uma marquise plana leva à porta de entrada. Ao fundo, uma escada elicoidal externa leva ao terraço superior.

© wikimedia commons

A marquise, entretanto, protege dois acessos. Um deles é invisível pela perspectiva de acesso. Trata-se da porta externa do estúdio do arquiteto, que leva diretamente, através de um caminho de pedras, à escada elicoidal externa. O terraço superior é a área de lazer do quarto dos filhos: só é acessado através desse ambiente e da escada externa. O terraço superior é o ponto de encontro entre o trabalho e a família. A escada externa é o elemento que marca esta união.

© wikimedia commons

O hall de entrada leva aos principais ambientes da casa. Os ambientes não são integrados, senão separados por portas. Do hall, se pode dirigir ao escritório, logo ao lado da entrada; ao salão de jantar; à copa, ao fundo; ao porão; além da área para guardar casacos, e o lavabo.

A escada que leva ao piso superior é o elemento principal do hall de entrada. Um volume maciço e levemente curvo. Seus degraus são de madeira, e finas barras de ferro configuram uma espécie de guarda-corpo que vão de piso a teto.

© wikimedia commons

No interior as esquadrias de vidro de diferentes alturas e larguras, permitem a entrada de luz, e criam uma diferenciação de ambientes.

© wikiarquitectura

A vista posterior do edifício é determinada pelas varandas e terraços, de modo distinto à perspectiva de entrada, determinada pelos acessos e circulações. Da copa, que mantem contato com a cozinha e o salão de jantar, um volume sobressai dos limites cúbicos do edifício. Esse volume abriga uma varanda envidraçada. Do salão de estar, que é acessado pelo salão de jantar ou pelo escritório, aparece uma segunda varanda, porém aberta, ainda que protegida por uma marquise com brises horizontais que se destaca no alto do edifício. Ambas varandas se conectam através de uma caminho de pedras.

© Flickr User: geneva_wirth

O edifício parece se organizar e configurar a partir de uma divisão diagonal, marcada pela presença de gradis nas laterais do edifício, através da qual os elementos componentes da esquina de entrada são reinterpretados na esquina posterior da casa: as reentrâncias, as marquises, as conexões em pedra, os vínculos verticais.

© wikimedia commons


© wikimedia commons


© wikimedia commons

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Casa Gropius / Walter Gropius" [AD Classics: AD Classics: Gropius House / Walter Gropius] 10 Jul 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-126875/classicos-da-arquitetura-casa-gropius-slash-walter-gropius> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.