Casa Zigzag / Cobaleda & García Arquitectos

Casa Zigzag / Cobaleda & García  Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Pozuelo de Alarcón, Espanha
  • Arquitetos: Cobaleda & García Arquitectos; Cobaleda & García Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A área se localiza no alto de um vale, com amplas e esplendidas vistas, a oeste de Madrid. 

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

A dificuldade residia na desproporção do lote. A frente estreita e os recuos laterais forçavam um compartimento muito estreito e uma distribuição longitudinal onde grande parte dos espaços de estar se situariam a uma distância muito pequena dos limites laterais, fechando as vistas e a fachada sul.

Detalhe

Diante dessa situação optamos por modular o lote com uma grade de losangos e introduzir saliências que gerassem jardins nas laterais, permitindo, por sua vez, aberturas voltadas á luz e à vista panorâmica. 

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

A planta resultante desse processo é uma sucessão de espaços zigzagueantes que se sobrepõem no mesmo esquema na planta superior e onde as coberturas vão dobrando, fazendo oscilar a altura dos espaços segundo as necessidades de iluminação e ventilação.

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

A solução para lajes tão irregulares, tanto em planta como em corte, se deu através de placas contínuas de concreto armado, dobrando a estrutura como se estivéssemos trabalhando com papel.

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

ORIGAMI

O origami, a arte japonesa de dobradura de papel para obter figuras (também conhecida como "papiroflexia") não necessita de tesouras ou cola, mas apenas de uma folha de papel e as mãos de uma pessoa. O origami é a ação de dobrar um papel para criar um modelo. A arquitetura "dobrada" é a ação de dobrar ou curvar superfícies para criar efeitos de continuidade-descontinuidade. Na arquitetura dobrada as superfícies se dobram para se adaptarem à função que abrigam.

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

A "oritectura" é uma arquitetura que encerra espaços usando superfícies leves dobradas.

A rede quadrada é obtida pelo traçado de dois sistemas de retas paralelas equidistantes, perpendiculares entre si. Sua construção pode ser realizada sobre um eixo vertical ou oblíquo.

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

A rede triangular é obtida trazendo três sistemas de retas paralelas equidistantes e inclinadas 60º entre si. Pode se apresentar em sentido vertical ou horizontal. No primeiro caso um dos lados contínuos segue a direção vertical e no segundo a horizontal. Algumas estruturas geradas a partir de redes triangulares: uma rede hexagonal seria derivada da triangular eliminando as linhas que não compõem hexágonos regulares. Da mesma forma exercendo uma pressão exterior sobre uma rede quadrada com duas direções opostas, resultará uma rede de losangos regulares. O hexágono pode ser decomposto em três losangos, mas não são polígonos regulares.

CRAKING. A casa vai se rompendo, dobrando as superfícies, de forma que todo o desenvolvimento da casa possa ser configurado com uma figura desdobrada surge um volume com os cantos truncados e a cobertura dobrada.

Cortesia de Cobaleda & García Arquitectos

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zigzag / Cobaleda & García Arquitectos" [Casa Zigzag / Cobaleda & García Arquitectos] 14 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-126681/casa-zigzag-slash-cobaleda-and-garcia-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.