Proposta Vencedora da Biblioteca Central de Helsinki / ALA Architects

ALA Architects acaba de ganhar o Concurso de Projeto para Biblioteca Central de Helsinki, sob o título de “Käännös”. Localizada no coração de Helsinki, o edifício da biblioteca de 16.000 metros quadrados consistirá em sua grande maioria de espaços públicos e oferecerá uma grande gama de serviços. Servirá como um novo ponto central para o impressionante rede de bibliotecas públicas da cidade e está programado para abrir em 2018. Mais imagens e descrição dos arquitetos a seguir.

© ALA Architects

A proposta vencedora é baseada na ideia de dividir as funções da biblioteca em três níveis: um térreo ativo, o último pavimento calmo e um volume hermético entre esses dois contendo funções mais específicas. Esse conceito foi desenvolvido de maneira bem abrangente, que convida as pessoas a utilizar os espaços e serviços por baixo, por dentro e por cima dele. 

© ALA Architects

“Käännös” nasce da dinâmica entre o terreno e os objetivos do programa da biblioteca. O jogo entre os três pavimentos individuais do edifício é o conceito chave da proposta. A praça pública na frente do edifício continuará por dentro do edifício, se misturando com uma variedade de elementos que propiciam o encontro e a troca de experiências. O pavimento térreo será um espaço robusto, movimentado e frequentemente atualizado, adequado para visitas rápidas e a passagem de pedestres. Os espaços públicos ativos e sem barreiras serão visíveis, atraentes, compreensíveis e acolhedores para todos os visitantes.

© ALA Architects

A tradicional atmosfera serena de biblioteca pode ser encontrada no pavimento superior. Esta será uma área calma para contemplação, flutuando por sobre a agitada Helsinki. Oferecerá vistas espetaculares sem obstruções para o parque e para paisagem da cidade. Esses dois espaços contrastantes que complementam perfeitamente um ao outro são criados por um volume arqueado feito em madeira. Os espaços no interior deste volume serão mais restritos e mais íntimos. Este volume de madeira é esticado verticalmente para criar conexões que abrirão os pavimentos abaixo e acima.

© ALA Architects

Formas curvas suaves estarão presentes em todo o edifício. A estrutura curva que cobre o térreo, o fluxo intenso de espaços no nível intermediário, assim como a superfície curva do pavimento superior são todas definidas por massas do revestimento em madeira, que é tão funcional quanto é expressivo. O edifício contará com três pontos de entrada: uma localizado no sul para o o fluxo principal de pedestres na direção da Estação Central de Trens, um próximo à praça central à oeste do edifício sob a proteção de uma cobertura em balanço, assim como um outro ponto secundário, na esquina à nordeste. O último andar pode ser acessado a partir da entrada mais ao sul através de um elevador que penetra o volume de madeira, ou também a partir do lobby principal através de uma escadaria em dupla hélice.

© ALA Architects

Cada um dos pavimentos será um destino por si só e um novo espaço cívico no coração de Helsinki. Enquanto um espaço tradicional de biblioteca, o último andar também funcionará como uma plataforma moderna, aberta e flexível para uma infinidade de funções. O andar intermediário oferecerá oportunidades para aprendizado prático num ambiente otimizado para mídias contemporâneas assim, como uma sauna pública. Um hall multi funcional, um restaurante e um cinema estão entre os equipamentos do térreo. As instalações da biblioteca irão oferecer serviços diversos, além de um local para encontro, discussão e apresentar ideias.

© ALA Architects

O edifício da biblioteca será extremamente eficiente em termos energéticos. Será construído utilizando materiais locais com as condições climáticas locais em mente. Alguns dos componentes estruturais serão executados em madeira. A fachada de madeira será construída a partir de elementos pré montados e acabados in loco. Madeira de Coníferas Siberianas de primeira qualidade em pedaços de 30 milimetros de espessura compõe o revestimento da fachada. Foram esculpidos com parâmetros de projeto em 3D e delicado processo de fabricação a fim de obter uma execução perfeita da geometria desejada. A aparência desta fachada vai evoluir ao longo dos anos para uma versão mais profunda, mais rica de sua matiz inicial.

© ALA Architects

O desenho da fachada é intrínseco à abordagem de projeto passiva adotada pela equipe do projeto. A análise detalhada do desempenho fachada informa as soluções ambientais e permitiu à equipe minimizar quaisquer sistemas necessários, que por sua vez facilita a solução de arquitetura altamente flexível.

  • Arquitetos

  • Localização

    Helsinki, Finland
  • Equipe

    Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta and Samuli Woolston with Aleksi Niemeläinen, Jussi Vuori, Erica Österlund and Martin Genet, Vladimir Ilic, Tiina Juuti, Julius Kekoni, Pekka Sivula, Jyri Tartia
  • Enganharia Mecânica

    Arup / Paul Dunne, Susan Cormican, Luke Stewart, Mona Holtkoetter
  • Engenharia Estrutural

    Arup / Rory McGowan, Aidan Madden, Colm Morrin
  • Engenharia das Fachadas

    Arup / Anthony McCauley
  • Especialistas Técnicos

    Arup / Paul Dunne
  • Maquete

    Stoltmodels / Klaus Stolt
  • Cliente

    Cidade de Helsinki
  • Status

    Em construção
  • Tipo

    Concurso, 1° Lugar
  • Área

    16.000 m²
  • Imagens

    Vizarch.Cz / Petra Grísová, Josef Veselý, Vratislav Zíka
  • Ano

    2013
  • Fotografias

    ALA Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vencedora da Biblioteca Central de Helsinki / ALA Architects" [Helsinki Central Library Winning Proposal / ALA Architects] 09 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-125954/proposta-vencedora-da-biblioteca-central-de-helsinki-slash-ala-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.