Arquitetos indianos criam prédio de bambu resistente a terremotos

Arquitetos indianos criaram um prédio de bambu resistente a desastres naturais. O conceito habitacional é uma edificação de três andares construída sobre palafitas e com um núcleo resistente a terremotos, ventanias e tempestades. O projeto inclui a coleta de água da chuva, reciclagem de água, plantações e espaço comercial.

No grupo, estão os arquitetos Komal Gupta, Vasanth Packirisamy, Vikas Sharma, Sakshi Kumar and Siripurapu Monish Kumar. O objetivo foi criar uma comunidade ecológica com unidades de habitação, dois centros comunitários, instalações médicas, creche, mercado, uma biblioteca e um amplo espaço verde ao ar livre, com resistência aos eventos naturais extremos.

O núcleo central da construção é equipado com água e energia. São três apartamentos por andar e cada um deles tem cozinha e banheiro. Além disso, um deck de bambu pode ser convertido em uma sala de estar e quarto. Já os centros comunitários são construídos fora da terra para evitar inundações, com materiais resistentes para suportar os desastres. A água da chuva também é recolhida por meio de telhados e armazenada em um tanque, na parte inferior da estrutura.

Então, caso aconteça uma forte tempestade, os apartamentos de bambu até podem ser destruídos. Porém, o núcleo – à prova de desastres – permanece. O que for destruído poderá ser reconstruído de forma rápida e barata. O projeto foi criado para participar da competição de arquitetura “Design Against the Elements”, com empresas do mundo tudo. A iniciativa do evento aconteceu depois da devastação causada pela tempestade tropical Ondoy, nas Filipinas.

Via recriarcomvoce.com.br


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetos indianos criam prédio de bambu resistente a terremotos" 06 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-125736/arquitetos-indianos-criam-predio-de-bambu-resistente-a-terremotos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.