Comissão de Habitação para avaliar intervenções urbanas do Rio é criada em debate do IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizou na quarta-feira, 19 de junho, mais um debate público com a Prefeitura do Rio sobre as transformações urbanas da cidade, desta vez com foco na Habitação. O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e o presidente do Instituto Rio Patrimônio, Washington Fajardo, representaram o poder municipal. No encontro, foi criada uma Comissão mista de Habitação para avaliar as intervenções previstas e em andamento na cidade. O grupo, coordenado pelo vice-presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, vai acompanhar o processo de reassentamento no Morro da Providência.

Participarão da comissão a Secretaria municipal de Habitação, a Comissão de Moradores do Morro da Providência, o IAB, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a arquiteta Fernanda Sales (responsável pelo projeto de reconstrução de casas e delimitação do gabarito de dois andares no Morro da Providência).

Pedro explica que a iniciativa é uma oportunidade de dar voz a atores que normalmente não são ouvidos: "Esta comissão é importante porque enxerga a cidade de uma maneira plural, e não através da lente de apenas uma classe social. No caso da Providência, o entorno do oratório não é prejudicado com a manutenção das 26 moradias que ali estão. Não há necessidade de remoção. A situação mais grave (do ponto de vista de ocupação de território e preservação do cenário) é uma caixa d’água da Cedae, que de longe é a maior edificação da região."

Via IAB/RJ


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Comissão de Habitação para avaliar intervenções urbanas do Rio é criada em debate do IAB" 01 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-124657/comissao-de-habitacao-para-avaliar-intervencoes-urbanas-do-rio-e-criada-em-debate-do-iab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.