Exposição Prêmio EDP Novos Artistas / Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos

 

EDP NOVOS ARTISTAS 2011

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O projecto expositivo do Prémio EDP Novos Artistas 2011 parte da organização das peças produzidas pelos nove artistas seleccionados, no espaço do Museu da Electricidade, a antiga Central Tejo.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Da heterogeneidade de meios e recursos das peças, bem como da sua natureza (da fotografia à instalação, passando por pintura e desenho), surgiu a necessidade de criar três áreas expositivas onde essa heterogeneidade pudesse ganhar equilíbrio. E também valorizar a relação das peças com o espaço do museu.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Foram criados dois espaços, permeáveis visualmente, que se apropriam da estrutura metálica de pilares e vigas do museu, configurados por lamelas plásticas, que permitem uma pausa na visita da exposição.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Um deles foi destinado ao serviço educativo e outro pensado como um espaço informal onde se podem consultar catálogos ou revistas com o trabalho dos artistas em exposição. Em ambos os espaços existem mesas e bancos.

 

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A presença destes dois espaços, como duas cápsulas, com a sua cor amarela e cheiro proveniente do material, preparam o visitante para a suavidade das obras no espaço e alternância de conteúdos e processos.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipa
  2. Joana Vilhena
  3. Ricardo Carvalho
  4. José Roque
  5. Nuno Gaspar
  1. Materiais: Lamelas de PVC amarelo; Gesso cartonado
  2. Cliente: Fundação EDP
  3. Empreitada: Eurostand

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Exposição Prêmio EDP Novos Artistas / Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos" 16 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-12456/exposicao-premio-edp-novos-artistas-ricardo-carvalho-mais-joana-vilhena-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.