Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 2 de 17Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 3 de 17Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 4 de 17Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 5 de 17Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Mais Imagens+ 12

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 2 de 17
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte de um programa urbano maior que visa a regeneração de bairros carentes no norte de Paris. O plano de ações desenvolvido em cooperação com a cidade, as associações locais e o proprietário inclui novas e remodeladas habitações de baixa renda, bem como estúdios para artistas e músicos.

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 5 de 17
© Luc Boegly

Os três lotes confiados ao escritório Moussafir Architects situam-se em duas ruas paralelas muito estreitas separadas por um longo bloco habitacional de baixa densidade; um jardim privado em seu centro permite interagir as duas partes do projeto. Construídos nestes três lotes estavam nove residências e três estúdios de artistas. O projeto foi moldado de forma a manter a harmonia com a escala do bairro e sua densidade, maximizando o espaço e a incidência de luz natural nas futuras residencias. Os padrões estabelecidos para habitações sociais são severamente restritos sobre o tamanho dos apartamentos, então os arquitetos optaram por diferenciar os volumes interiores, criando um valor espacial adicional, que subsequentemente levou ao aumento da quantidade de luz natural disponível.

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 3 de 17
© Luc Boegly

O perfeito alinhamento com os edifícios existentes e o tratamento das fachadas idênticas garantiram a integração contextual do projeto, apagando as diferenças encontradas entre o antigo e o novo. O estuque de cal ecoa da textura de fachadas circundantes; a maior parte das aberturas de janelas tem proporções tradicionais. Até mesmo as persianas são cobertas pelo mesmo tipo de estuque, o que faz com que as janelas pareçam desaparecer na fachada quando fechadas.

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 11 de 17
© Luc Boegly

O exterior «banal» é equilibrado pela singularidade das salas de estar. Cada um dos três edifícios tem um apartamento por andar; cada sala de estar tem um duplo aspecto (norte-sul). O arranjo escalonado em zonas diurnas e noturnas permite a diferenciação do pé direito: 3,40 m para a sala de estar contra 2,60 m para os quartos. Ao misturar o acabamento externo dos edifícios com os circundantes é possível oferecer um pano de fundo adequado para destacar-se das residências individuais, com uma grande janela com arco em madeira iroko que emoldura a sala de estar de pé-direito aumentado. O principio se aplica igualmente aos apartamentos e atelies, enfatizando o fato de que hoje em dia casas e espaço de trabalho tendem a se fundir.

Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes - Imagem 15 de 17
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tetris: habitação social e estúdios de artistas / Moussafir Architectes" [Tetris, social housing and artist studios / Moussafir Architectes] 02 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-124229/tetris-habitacao-social-e-estudios-de-artistas-slash-moussafir-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.