Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

© Diego Opazo

Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Mais Imagens+ 41

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício se encontra dentro dum complexo de edifícios, composto pelo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade de Elche por uma parte, e o também pelo Centro Social e Cultural de Carrús. Na parte do Arquivo estaria concentrada a primeira fase do complexo.

Projetado em conjunto com o arquiteto local Julio Sagasta Sansano, o novo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade foi uma aventura em que o escritório responsável repetiu colaboração com o arquiteto e o entendimento foi total.

© Diego Opazo

O conjunto tem uma implantação bastante correta dentro da cidade. Se ergue no limite do a borda do Rio Vinalopó, junto à Ponte Bimil.lenari. Situado numa zona elevada, com vistas ao sul e à leste, a implantação permite um diálogo visual com o skyline da cidade e o Paleiral de Elche, reconhecido patrimônio da humanidade pela Unesco.

O projeto está desenhado sobre um terreno de forma triangular, com declive em direção ao sudeste devido a topografia natural do terreno.

© Diego Opazo

O resultado final forma três volumes principais, elevados sobre uma base que resollve o desnível pela topografia do terreno, de uma extremidade à outra da mesma; gerando diferentes níveis de acesso e entre os fundos e a parte frontal.

Esta base cria uma praça que relaciona os volumes originando um diálogo arquitetônico interessante com o espaço urbano e o Palmeiral de Elche. Isso faz com que se gerem visuais que destacam monumentos da cidade, como a Basílica de Santa María, com sua cúpula e campanário, o Molino Real e o Palácio de Altamira.

© Diego Opazo

O arquivo é composto um volume prismático simples, colocado num extremo da parcela, o qual se destacam as janelas rasgadas da fachada lateral, colocadas por necessidades funcionais, de uso e iluminação.

Ao destacar a fachada da extremidade da ponta, é gerada uma certa tensão de volumes arquitetônicos.

Seus materiais apostam na qualidade e na simplicidade, utilizando o concreto aparente, alvenaria rebocada, aço e vidro.

Planta e Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrús, Elx. Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos" [ Arxiu Històric Municipal D’Elx / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos] 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-123917/arquivo-historico-municipal-de-elche-slash-julio-sagasta-plus-fuster-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.