Vencedores do Prêmio Burnham 2013

Três projetos foram selecionados como os vencedores do Prêmio Burnham 2013, organizado pelo Architectural Club de Chicago e pela Chicago Architecture Foundation, em parceria com o Departamento de Transportes de Chicago e o Comitê Gestor do BRT de Chicago. Intitulado, "Próxima parada: Projetando Estações de BRT para Chicago", o concurso buscou integrar inovação e atratividade no projeto de transportes. O primeiro prêmio foi para o projeto "Forma X Uniformidade: Estações de BRT Geradoras para Chicago" dos designers Hesam Rostami e Bahareh Atash. Mais imagens e informações sobre os trabalhos vencedores abaixo.

Primeiro Lugar 'Forma vs. Uniformidade: Estações de BRT Geradoras' / Cortesia de Hesam T. Rostami e Bahareh Atash

Primeiro Lugar "Forma X Uniformidade: Estações de BRT Geradoras para Chicago" Designers: Hesam T. Rostami e Bahareh Atash Descrição: Forma versus Uniformidade procura uma maneira de atender a dois desejos completamente opostas descobertos através das enquetes feitas sobre o transporte público: Enquanto a maioria das pessoas preferem que as estações de Chicago sejam projetadas de maneira única para cada bairro, as pessoas com habilidades limitadas preferem um desenho mais uniforme.

Primeiro Lugar 'Forma vs. Uniformidade: Estações de BRT Geradoras' / Cortesia de Hesam T. Rostami e Bahareh Atash

Esta abordagem usa um padrão funcional quase uniforme para reduzir a ambigüidade e as despesas com construção extra e manutenção, enquanto gera uma série de formas, de variações tipológicas diferentes de uma superfície de madeira simples, que permite criar alternativas formais adaptadas a cada local, preservando a cultura polifônica da cidade.

Segundo Lugar 'Entalpia' / Cortesia de Goi Artetxe e Elise Katharine Renwick

Segundo Lugar "Entalpia" Designers: Goi Artetxe e Elise Katharine Renwick Descrição: A relação de Chicago com o lago transforma a cidade durante todo o ano, criando uma energia completamente original. Entalpia surgiu a partir do desejo de prolongar a energia do lago para a cidade, e cada parada de BRT destes locais.

Segundo Lugar 'Entalpia' / Cortesia de Goi Artetxe e Elise Katharine Renwick

Impulsionados por diversos fatores, nossos norteadores do projeto foram:  funcionalidade, acessibilidade, geração de energia e criar um espaço que facilmente se relaciona com um determinado local. Entalpia, ou a medida da energia total de um sistema termodinâmico, é o que inspirou a idéia de que cada ponto de ônibus poderia retornar à comunidade através da utilização de painéis solares para gerar energia.

Terceiro Lugar 'BTA' / Cortesia de Conor O'Shea and Aneesha Dharwadker

Terceiro Lugar 'BTA' Designers: Conor O'Shea e Aneesha Dharwadker Descrição: "Bus Transit Authority", BTA, é uma estratégia arquitetônica de trânsito rápido de ônibus projetada para se desenvolver com o ecossistema urbano dinâmico de Chicago. É um plano de estrutura flexível operando na escala metropolitana e na escala de bairro, usando unidades modulares destacáveis ​​de acordo com a demanda local. A flexibilidade e o baixo custo dos componentes desta arquitetura são projetados para ser implantados com base em condições econômicas flutuantes, com desenvolvimento do bairro, aumentos sazonais de passageiros e ocasiões de uso único, como eventos desportivos.

Menção Honrosa 'Torqued Spine' / Cortesia de HDR Engineering, Inc.

Menções Honrosas 'Torqued Spine' Designers: HDR Engineering, Inc. 'HALO' Designers: RTKL Associates Inc. 'KINESIS' Designers: Ermis Chalvatzis e Natassa Lianou

Destaque 'Plug & Play' / Cortesia de Francesc Montosa e Marc Torrellas

Destaques 'Plug & Play' Designers: Francesc Montosa e Marc Torrellas 'BuRT' Designers: Perkins + Will 'Hurry Up and Slow Down' Designers: Ann Lui e Craig Reschke

Mais informações sobre o concurso e os trabalhos vencedores aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Furuto, Alison. "Vencedores do Prêmio Burnham 2013" [2013 Burnham Prize Competition Winners Announced] 27 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-123470/vencedores-do-premio-burnham-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.