Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 1 de 13
© Diego Opazo

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 2 de 13Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 3 de 13Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 4 de 13Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 5 de 13Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Mais Imagens+ 8

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 12 de 13
© Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Forn de la Vila, situado junto à muralha medieval, é uma das obras góticas civis mais relevantes da cidade de Llíria. Construído provavelmente em fins do século XIII, tipologicamente pode ser classificado como forno tradicional valenciano ou "fornos de assar pão".

Como consequência da proliferação de fornos de caráter privado na cidade de Llíria na segunda metade do século XIX, o Forn deixa de funcionar como tal e passa a ser utilizado exclusivamente como moradia.

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 5 de 13
© Diego Opazo

São característicos seus arcos diafragma de cantaria, que vão desde o solo até diversos níveis, assim como sua cobertura de vigas de madeira e o recinto abobadado de tijolos de forno. O interior se distingue em três níveis separados por dois arcos centrais que são dispostos paralelamente, com outros dois tranversailmente.

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 8 de 13
© Diego Opazo

Em uma primeira fase de restauração foram consolidadas as fábricas históricas e eliminados os elementos impróprios que afetavam negativamente sua estrutura, ameaçando a integridade do monumento. Os esforços foram então centrados na recuperação tipológica do edifício, e sua habilitação como recurso pedagógico de caráter histórico e etnológico, mediante a restauração, reconstrução e reabilitação dos elementos originais de forno medieval (panela, chaminé, etc.).

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 13 de 13
Planta

No marco dessa última fase foi inscrita a transformação em museu do Forn de la Vila, sendo o principal objetivo tornar o edifício compreensível ao cidadão, construtiva e tipologicamente, e apresentar sua evolução ao longo da história.

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 11 de 13
© Diego Opazo

A proposta museológica consistiu em converter o Forn de la Vila de Llíria em um museu local, sendo esta a escolha ideal para recuperar o exemplo de arquitetura gótica civil valenciana e para que o edifício e os elementos construtivos que o conformam não perdessem seu sentido histórico, funcional e tipológico.

Os principais objetivos foram a recuperação in loco do forno de assar pão como tipologia arquitetônica, algo que foi conseguido através da restauração arquitetônica fiel aos sistemas construtivos tradicionais, e sua difusão de um ponto de vista didático.

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 3 de 13
© Diego Opazo

Os diferentes elementos construtivos, as ruínas encontradas de épocas distintas, as várias camadas reconhecíveis foram identificados para serem exibidos e compreendidos.

Para isso um rótulo ou uma placa identificativa assinala o elemento a ser destacado e, se for o caso, a data aproximada de sua execução e incorporação ao patrimônio.

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura - Imagem 4 de 13
© Diego Opazo

Uma série de painéis informativos ajudam a compreender o uso e a história do edifício que se visita. Por um lado explicam de forma gráfica e escrita as diferentes partes do forno e seu funcionamento, e por outro contextualizam histórica e graficamente o edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de la Santísima Sangre, Llíria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura" [Restauración y musealización del Forn de la Vila de Llíria / Hidalgo Mora Arquitectura] 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-123456/restauracao-e-construcao-de-um-museu-para-forn-de-la-vila-de-lliria-slash-hidalgomora-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.