Rota Turística Eggum / Snohetta

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 2 de 9Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 3 de 9Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 4 de 9Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 5 de 9Rota Turística Eggum  / Snohetta - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: Snohetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  59
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
  • Equipe De Projeto: Frank Nodland, Harriet T. Rikheim, Lars J. Nordbye, Maria Svaland
  • área Do Terreno: 5.500 m²
  • Orçamento: $ 44.500 Euros
  • Cidade: Eggum
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 6 de 9
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. Eggum é uma comunidade que fica na orla de Vestvågøy, em Lofoten. A antiga vila de pescadores encara diretamente o oceano, em uma pequena faixa de terra entre os penhascos íngremes e o mar. Não sobraram muitos pescadores no local, mas um bom número de pessoas ainda vive lá. Durante a temporada de verão Eggum é um lugar muito popular para se presenciar o sol da meia-noite. Após North Cape, afirma-se que Eggum seja o melhor lugar para tais observações. Os turistas reúnem-se na área em volta de Kvalhausen, onde encontra-se um pouco do próprio passado da comunidade. Kvalhausen é uma colina que foi usada como uma estação de radar pelas forças de ocupação alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A parede da fundação em torno da antiga estação de radar continua de pé. "O Forte", como é chamado, é um marco local.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 4 de 9
Courtesy of Snøhetta

No inverno de 2004 o escritório Snøhetta venceu a comissão paralela de Eggum, que é parte da rota turística E10, da Administração Norueguesa de Estradas Públicas. A tarefa era resolver a situação do trânsito em torno da Kvalhausen, já que recebe muitos veículos nas noites de verão. Além disso, um edifício de serviços deveria ser projetado para atender este local tão especial.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 3 de 9
Courtesy of Snøhetta

O projeto da Snøhetta saiu vencedor por sua abordagem sensível com o local e seu forte foco em transmitir as qualidades do lugar como uma atração ao invés de fornecer somente uma paisagem arquitetônica.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 2 de 9
© Steinar Skaar

O projeto consiste em um edifício de serviço que se encontra dentro de um anfiteatro e também permite espaço para estacionamento. Em duas áreas separadas externamente ao anfiteatro ficam os espaços para a montagem das autocaravanas. Muros de gabiões foram usados ​​por todo o terreno para limitar o espaço de estacionamento e criar um efeito unificador.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 5 de 9
Courtesy of Snøhetta

O princípio orientador do projeto foi a adequação ao local, explorando as oportunidades. O terreno em si determinou a localização das áreas de montagem para autocaravanas, estacionamento para carros e a implantação do volume de serviços. Uma concavidade existente na colina Kvalhausen foi utilizada para localizar o edifício de serviços e o estacionamento. As áreas de montagem das autocaravanas foram localizadas de tal maneira que cada veículo estacionado tivesse vista para o mar.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 7 de 9
Planta Baixa

A escolha de materiais foi largamente determinada pelo próprio local. Todos os gabiões foram preenchidos com pedras do próprio terreno. Cascalho e areia foram separados e reutilizados como preenchimento. Isso corresponde  às ruínas da estação de radar. Essas paredes também foram construídas com revestimento de pedra morainic, embora, neste caso, fez-se em concreto.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 8 de 9
Corte

Era vital inserir o edifício de serviços na paisagem de forma discreta. Ele é subordinado à paisagem e ao "Forte". A expressão arquitetônica é simples, firme e moderna. Funciona como uma sala multiusos de 20 m² com cozinha e banheiro. A construção consiste em dois elementos separados: uma armação de concreto localizada no terreno e um volume de madeira, que se estende a partir da estrutura de concreto. Os banheiros estão localizados atrás do cômodo principal. A moldura em concreto funciona tanto como uma estrutura para a construção em madeira, bem como uma parede traseira contra a encosta. Os gabiões terminam contra a estrutura de concreto e conecta o edifício com a paisagem. O volume de madeira é revestido interna e externamente com tábuas grossas de troncos recolhidos de uma praia a poucos metros do local. O mesmo se aplica para o telhado. As pranchas variam em largura, e são tratadas de modo a alcançar uma pátina natural. O piso interno do salão multiusos é de concreto polido. A ênfase foi colocada na utilização de materiais naturais e brutos, combinando-os em um detalhamento consistente.

Rota Turística Eggum  / Snohetta - Imagem 9 de 9
Corte

"Ao enfatizar as qualidades do terreno, por si só, e reconhecendo a necessidade de permitir que futuros visitantes possam ter a oportunidade de desfrutar de uma experiência pessoal dessa poderosa paisagem, concluímos um projeto que fornece a localização, com as funções necessárias dentro de um tenso, mas discreto enquadramento arquitetônico."

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Eggum, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rota Turística Eggum / Snohetta" [Eggum Tourist Route / Snøhetta] 20 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-121524/rota-turistica-eggum-slash-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.