Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 17 de 26
© Bruno Almela

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 2 de 26Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 3 de 26Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 4 de 26Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 5 de 26Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 8 de 26
© Bruno Almela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Carrús está localizado dentro de um agrupamento de prédios. Este grupo consiste em dois edifícios: o Centro Sócio-Cultural e o Arquivo Municipal de Elche. O Centro Cultural Carrús é a segunda fase do complexo pela ordem construtiva. O conjunto tem implementação privilegiada dentro da cidade de Elche. O edifício fica na margem do rio Vinalopo, próximo a ponte Bimil.lenari.

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 9 de 26
© Bruno Almela

Situado em uma encosta voltada a sul e leste, o edifício dialoga com o skyline da cidade e com Elche's Palm Grove,  Patrimônio Histórico Mundial segundo a UNESCO. O projeto está em um terreno triangular, com inclinação a sudeste, devido a topografia natural. O conjunto é composto por três corpos principais colocados em um mesmo patamar, amenizando a inclinação do terreno. O plinto gera diferentes níveis e diferencia os diferentes acessos entre parte interior e anterior do edifício.

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 12 de 26
© Bruno Almela

O plinto cria uma praça que intersecciona os volumes. Neste ambiente é iniciado um interessante diálogo entre os espaços urbanos e a paisagem da Palm. Por isso estabelece vários pontos visuais que fazem notar os marcos na paisagem da cidade tais como a Basílica de Santa Maria (com seu domo e sua torre do sino), El Molino Real, e o Palácio de Altamira.

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 23 de 26
© Bruno Almela

Materiais de construção como o concreto, argamassa, aço e vidro são utilizados com compromisso qualitativo e de simplicidade. O objetivo do projeto é a conexão entre o espaço urbano e o conjunto de volumes. Tal conjunto é ligado pela rampa até a praça elevada (ponto de vista para a cidade) e o complexo de edifícios. O projeto tem todos os detalhes desenvolvidos para criar um espaço público através do diálogo entre os volumes e o mobiliário do local.

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Imagem 4 de 26
© Bruno Almela

A imagem significativa do edifício é o volume do auditório. O volume é caracterizado pelas linhas retas no pavimento térreo e pelo teto curvo que se funde com o céu. O auditório é acessível a partir da praça pública (ponto de vista em direção a cidade), que está localizada na parte superior, além de ter uma saída em seu limite inferior, no nível da rua. O projeto da arquibancada resolve o conjunto de níveis.

A imagem do auditório pela manhã é apresentada como uma forma branca, camuflada a paisagem urbana do entorno. A imagem do auditório durante a noite mostra-se completamente diferente devido a iluminação do vidro translúcido. O auditório se torna o farol do conjunto.

Morning auditorium image is displayed as a white shape, camouflaged with the surrounding urban landscape.Evening auditorium image shows completely different because of theilluminated translucent glass. The auditorium becomes the set’s lighthouse.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrús, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos" [Cultural and Social Center in Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos] 29 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-121457/centro-socio-cultural-em-carrus-slash-julio-sagasta-plus-fuster-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.