Colégio San Francisco Javier / Martin Hurtado Covarrubias & Sergio Quintana Felice Arquitectos Asociados

Colégio San Francisco Javier / Martin Hurtado Covarrubias & Sergio Quintana Felice Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 11

Puerto Montt, Chile
  • Colaboradores: Iván Salas, Andrés Suarez, Sebastián Erazo, Raimundo Arteaga, Benjamín Covarrubias, Jose Manuel Casas, Álvaro Romero
  • Coordenação: POCH & asociados
  • Engenharia Estrutural : Jorge González (Hormigón), Mario Wagner (Madera) 
Vialidad: David Zapata
  • Climatização: Ampi Ingeniería Térmica
  • Elétrico: Alexis Soto
  • Instalações Sanitárias: Tefra S.A.
  • Extração De Resíduos: Tonini & Westervelt
  • Engenharia Terreno: Ricardo Carnevalli
  • Topografia: Héctor Vargas
  • Piscina: ABA piscinas
  • Superficie Terreno: 90.000 m2
  • área Do Terreno: Estructura: Madera Laminada y Hormigón Armado / Muros: Madera Aserrada, Planchas de OSB, hormigón celular (termo block)/revestimientos interiores: madera, hormigón pintado y baldosas / Pavimentos: baldosa alfombra, tarket, cerámicas / Cielos: enlucidos / Cubierta: Acero Galvanizado / Forro Exterior: Fibrocemento , muro cortina, Hormigón Visto y Mampostería de Piedra
  • Arquitetos: Martin Hurtado Covarrubias & Sergio Quintana Felice Arquitectos Asociados
  • Cidade: Puerto Montt
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Perspectiva Isométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola San Francisco é uma instituição ligada aos jesuítas, que fundaram a escola em 1850, no centro da cidade de Puerto Montt. Foi, de fato, a primeira igreja e paróquia, sendo que parte de suas instalações são agora monumentos nacionais. O desenvolvimento e a densificação da área, juntamente com a mudança dos cidadãos para novas zonas residenciais localizadas nos subúrbios obrigaram escola a mudar. Este novo edifício está localizado no coração de Pelluhue Alto, uma nova zona residencial a leste da cidade.

© Leonardo Finotti

Depois de uma concorrência privada, o escritório foi escolhido para desenvolver o programa complexo que incluía a escola atual, bem como novos programas para projetar uma construção para durar 150 anos. Mas, como projetar instalações e edifícios necessários para hospedar o espaço educativo de uma escola que quer ser líder e acomodar as formas atuais e futuras da educação?

Lugares, espaços, tecnologias, edifícios e programas. Muitos deles hoje desconhecidos necessitavam coexistir em um corpo coerente arquitetônico.

© Leonardo Finotti

Pensamos que os primeiros jesuítas que vieram para a América enfrentaram um problema similar. Suas instalações e edifícios necessitavam durar e resistir ao passar dos anos, como testemunhas de uma missão. A estudar os padrões de assentamento destes edifícios descobrimos uma série de temas repetidos em cada uma das suas missões. Fazem parte do “Barroco Americano”, que é uma "síntese" entre as culturas cristã latina grega e  indígena americana local.

O que a missão jesuíta de Chiquitanía, Chiloé ou El Paraná têm em comum? Regras simples e de ordem em um mundo caótico e disperso. A fundação desses centros religiosos durante as missões tiveram o propósito de evangelizar milhares de almas “infiéis”.

© Leonardo Finotti

Descobrimos certos padrões, como o uso de estruturas greco-romanas cercando os pátios internos, o uso de estruturas regulares ortogonais sobrepostas sobre o solo americano inóspito, a construção de um pedestal horizontal, como uma base sólida a partir da qual eram construídos os volumes e pátios, elementos da arquitetura clássica (talvez influenciados pelos tratados arquitetônicos publicados nesta época, como o de Jacopo Vignola, base da igreja de Gesú em Roma).

A escola original de 1859 mostra este mesmo espírito, em um cenário diferente.

Detalhes

Depois que os jesuítas foram expulsos da América, em 1757, esta segunda missão evangelizadora chega para ajudar a estabelecer colonos alemães, que chegaram a esta zona durante o século XIX em busca de uma educação cristã para seus filhos.

Estes sacerdotes, educados na técnica clássica de carpintaria, construíram uma igreja e um prédio que viria a ser a escola, com um modelo que segue muitos padrões dos antigos missionários.

© Leonardo Finotti

O projeto para a nova escola nasce com a ideia de resgatar esses padrões:

A construção de um pedestal no topo da colina, um novo lugar que abrigará todas as instalações escolares. Todo o programa é projetado ao longo de um edifício único. Um corpo com várias partes para formar um pátio interior central, protegido do vento.

A construção com técnicas e materiais locais, um sistema modular que permite um crescimento fácil por etapas, carpintaria de madeira, um único corpo, com várias partes, uma sala protegendo o edifício das intempéries, sendo que tudo gira em torno de um grande espaço interno com um protegido. O tratamento das esquadrias foi feito para ajudar a proteção contra a chuva e o vento, sendo que o edifício torna-se compacto, fácil de aquecer e com grandes detalhes internos. Um único corpo que domina o perfil do futuro bairro residencial de Puerto Montt.

© Leonardo Finotti

 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Montt, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio San Francisco Javier / Martin Hurtado Covarrubias & Sergio Quintana Felice Arquitectos Asociados" [Colegio San Francisco Javier / Martin Hurtado Covarrubias + Sergio Quintana Felice Arquitectos Asociados] 19 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-121317/colegio-san-francisco-javier-slash-martin-hurtado-covarrubias-and-sergio-quintana-felice-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.