Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos

Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León  / Sánchez Gil Arquitectos - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Sánchez Gil Arquitectos; Sánchez Gil Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Montse Zamorano
  • Arquitetos Colaboradores : Antonio García Villanueva, Frederick Posse, Stephanie Zimmerman, Monika Nerud, Jorge Garrudo
  • Arquitetos Técnicos: José Francisco González Hernández, José Luis Benavides, José Antonio Sánchez Nieto.
  • Engenheiros: Valeriano Diego, Fechor (Estructura), Juan Carlos Cancho (Instalaciones), Javier Mancebo (Telecomunicaciones).
  • Promotora: Castilla y León Sociedad Patrimonial, S.A
  • Construtora: U.T.E Dragados- Rio Vena, Arturo Bernal- Bernardo Díaz
  • Orçamento: 24 M Euros
  • Arquitetos Responsáveis: Emilio Sánchez Gil, Fernando Sánchez Cuadrado, Emilio Sánchez Cuadrado
  • Cidade: Salamanca
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Montse Zamorano

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto refere-se a um edifício administrativo que abrigará a sede da delegação e os serviços da Junta de Castilla y León, em Salamanca, com o intuito de melhorar o desempenho, reduzir custos e simplificar a manutenção.

© Montse Zamorano

O edifício está situado em um bairro residencial periférico no leste da cidade, em um terreno trapezoidal íngreme, cercado em dois lados por um longo paredão com aberturas, proveniente dos edifícios habitacionais pré-existentes no perímetro. Em sua parte inferior, ao sul, faz fronteira a um parque público e com uma rua a partir da qual é realizado o percurso do pedestre e de veículos.

© Montse Zamorano

Decidiu-se projetar um edifício isento que potencialize sua natureza, alcançando ótima funcionalidade e flexibilidade. O edifício é alinhado a rua e ao parque e separa-se das moradias estabelecidas através de um jardim perimetral que serve como uma barreira vegetal, capaz de melhorar a vista e a privacidade dos usuários, além da imagem urbana do conjunto. No extremo sul situa-se uma creche e um auditório, que como um jardim esculpido renuncia a sua presença criando um jogo de volumes e pátios subterrâneos que evitam competir com o grande volume do bloco administrativo.

© Montse Zamorano

O edifício é composto por uma base em concreto preto, no nível da praça de acesso, usada para resolver o desnível existente. Nesta base são abrigados os usos complementares, como creche, auditório, salas multiuso, lanchonete e estacionamento. Acima, situa-se um volume branco destinado ao uso principal administrativo, em formato de 'L' com 2 e 4 plantas, ele abraça a praça de acesso, que serve como espaço de convívio para a cidade e preludio para o edificio.

© Montse Zamorano

A proposta expressa leveza e horizontalidade optando por um sistema de lajes de concreto branco ajardinadas empilhadas sobre a base de concreto escuro texturizado. O fechamento em vidro da ao edifício um caráter etéreo, onde a estrutura horizontal é a protagonista. As lajes ajardinadas protegem as áreas habitáveis de insolação direta e melhoram as condições de habitabilidade, privacidade, e conforto visual, reduzindo gastos energéticos. As fachadas do escritório são resolvidas com vidros de cores variáveis e transparência utilizando vidros transparentes e piramidais em duas direções, o que da tensão a esta superfície.

© Montse Zamorano

Uma malha quadrada (M=7,2m) ordena o desenvolvimento do edifício. A distância entre os pilares ajusta-se a modulação projetada, 7,20m x 14,4m (1M x 2M), criando uma estrutura única de grandes vãos e vistas através dos terraços ajardinados que a equilibram. A fachada que se divide em submódulos de 0,9m com ritmo 1-2-1, permite mudança na distribuição, previsível neste uso administrativo.

© Montse Zamorano

O edifício, de modelo claustral, organiza-se em torno de três pátios, um menor (2M x 3M) situado no corpo de acesso, coberto no piso térreo com uma grande claraboia, definindo o lobby, e outros terraços que estruturam o corpo elevado (3M x 4M). É proposta circulação anular em torno dos mesmo, de modo que os escritórios com vidros opacos, são dispostos no perímetro exterior, enquanto as áreas administrativas diáfanas e envidraçadas se voltam aos pátios, que fornecem amplitude e luminosidade a circulação. Nos cantos internos, enquadrando as áreas administrativas, estão dispostas as áreas molhadas e núcleos de comunicação do edifício, que são compostos por volumes compactos aplacados com pedra de Calatorao grandes reforçando sua condição e organização do espaço.

Planta Tipo

Destaca-se, em particular, a sequência espacial produzida em torno do acesso e hall de entrada, o verdadeiro representante das circulações do edifício onde as transparências, uma sequência de vazios e uma singular claraboia piramidal de pé direito duplo configuram uma rica experiência espacial para o visitante.

Cortes 1-2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salamanca, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos" [Edificio Administrativo de usos múltiples para la Junta de Castilla y León en Salamanca / Sánchez Gil Arquitectos] 18 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-120944/edificio-administrativo-multiusos-para-la-junta-de-castilla-y-leon-en-salamanca-slash-sanchez-gil-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.