Casa para a Terceira Idade / BCQ Arquitectes

© Carles Climent
Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: BCQ Arquitectes; Baena Casamor Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carles Climent

Casa para a Terceira Idade / BCQ Arquitectes - Mais Imagens+ 9

  • Colaboradores: Isabel Fors, arquitecta tácnica; Taller d’Enginyeria Ambiental SL, Instalaciones; Jordi Granada, arquitecto, Estructuras
  • Cliente: Prefeitura de Barcelona, Distrito Horta Guinardó
  • Construtora: AND SA de Serveis
  • Orçamento: 1.438.932 €
  • Arquitetos: Baena Casamor Arquitectes
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Carles Climent

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo principal era realizar um edifício confortável para os idosos, um espaço no qual os usuários estivessem confortáveis, um lugar onde possam se indentificar. Por esta razão, optou-se pela escolha de materiais e acabamentos conhecidos, aconchegantes e confortáveis - tais como a cerâmica e madeira - e em geral, uma imagem duma arquitetura doméstica e próxima.

© Carles Climent

A forma do edifício em planta é cuidadosamente adaptada para o espaço disponível em um dos canteiros dos Jardins do Príncep de Girona. O edifício está planejado com uma estrita relação com o parque. Um volume que participa da linguagem, dos materiais e do funcionamento do parque. De fato, é comum pensar o edifício como um pavilhão no parque, um mirante a partir do qual os usuários podem dominar visualmente atividade do entorno, no parque e na rua.

© Carles Climent

A planta baixa é permeável; pode-se atravessar o edifício pelo saguão. Na verdade, o edifício é também uma nova porta de acesso entre a rua e o interior do parque. Uma das praças do parque, atualmente pavimentada com madeira, terá um novo acesso através do edifício.

© Carles Climent

A cobertura de tijolo a vista desce pelas fachadas manores até o solo, e dá ao volume a imagem de um grande portal.

As fachadas maiores, com grandes aberturas e brises em madeira, buscam um certo parentesco com os pavimentos de madeira e o mesmo mobiliário urbano do parque.

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa para a Terceira Idade / BCQ Arquitectes" [Casa Para La Tercera Edad / BCQ Arquitectes] 14 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-120183/casa-para-a-terceira-idade-slash-bcq-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.