“Ideas City 2013″: Encontro da população para resgatar o potencial das cidades.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

Há algumas semanas foi realizada em Nova York uma nova versão do festival Ideas City, iniciativa criada em 2011 pelo New Museum, que explora o futuro das cidades de todo o mundo, considerando as artes, a cultura e a energia verde como base para constituir um lugar com melhor qualidade de vida onde as pessoas possam se desenvolver.

O evento conta com conferências, exposições, seminários e um festival de rua do qual participam artistas, arquitetos, empresários, historiadores e organizações comunitárias, que neste ano focaram no debate sobre o potencial das cidades ainda não explorado, especialmente em espaços públicos.

Durante quatro dias foram apresentados projetos independentes que buscam utilizar os recursos artísticos e culturais que as cidades têm hoje à sua disposição, mas que são subutilizados ou desconhecidos por seus habitantes – e que lhes permitiriam um papel mais inovador e participativo no desenvolvimento dos centros urbanos.

Mais detalhes a seguir.

Com quatro pilares de trabalho – Estratégias, Jovens, Entretenimento e Resíduos – foram apresentadas linhas de ação e projetos sustentáveis que servirão para revitalizar alguns espaços públicos que tiveram seu desenvolvimento cultural retardado e que, como consequência, perderam seu atrativo como espaços de entretenimento para os cidadãos.

Seguindo essa linha, a diretora do New Museum, Lisa Phillips, reconhece que sua instituição “acredita firmemente que a comunidade cultural seja essencial para a vitalidade da cidade futura. Também que o campo da cultura continua sendo uma fonte extremamente poderosa e relativamente inexplorada de capital criativo, principalmente em seu potencial para estimular o desenvolvimento econômico e promover inovações em outros campos.”

© Inhabitat, via Flickr

Uma das iniciativas apresentadas que serviriam para atrair mais pessoas aos parques e às praças consiste em uma instalação interativa de reciclagem que convidava pessoas de todas as idades, particularmente crianças, a reciclar sacolas de plástico. Diferente dos containers tradicionais, este foi construído pelas próprias crianças, dando origem a um pequeno parque de reciclagem.

Como a ideia do encontro é também a conscientização dos benefícios das áreas verdes, foi apresentado “Trailer Pak”, um parque móvel montado em um trailer que irá se instalar nos locais desprovidos de praças, como os centros financeiros, para que as pessoas possam desfrutar de um momento agradável. Considerando as características desses lugares, também foi exposta a instalação “Mirror Mirror” de Davidson Rafailidis, que consiste na disposição de grandes espelhos que apontam em direção às árvores, para que as pessoas dos pavimentos superiores dos edifícios possam ao menos olhar para os espaços verdes.

"Trailer Park" e "Mirror Mirror"

Entre as atividades que marcaram a pauta acadêmica do festival, chamou muita atenção a conferência de abertura em que discursou Joi Ito, diretor do MIT Lab Media, um centro de estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em sua exposição ele abordou o potencial ilimitado que a internet tem para transformar a sociedade de uma maneira substancial e positiva ao reunir ideias distintas originadas em contextos socioculturais variados, e que seriam úteis na transformação da cidade.

Com a realização do Ideas City, o New Museum posicionou-se como um centro comunitário que considera a população criativa como um verdadeiro agente de mudança, concepção que deveria ser difundida para se repensar elementos artísticos e culturais das cidades.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "“Ideas City 2013″: Encontro da população para resgatar o potencial das cidades." 13 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-120132/ideas-city-2013-encontro-da-populacao-para-resgatar-o-potencial-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.