Casa do Vento / A-001 Taller de Arquitectura

Casa do Vento /  A-001 Taller de Arquitectura - Mais Imagens+ 42

Tepoztlán, México
  • Arquitetos: A-001 Taller de Arquitectura; A-001 Taller de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2013
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  650
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Vento amplia o campo da ficção em um espaço para descanso e contemplação. Inspirada na lenda de Tepozteco, abre a possibilidade de que as ranhuras de erosão eólica e hidráulica, de fato, são resultado dos lendários machados de habitantes irritados com seu deus do vento (Ehécatl).

© Jaime Navarro

Três fragmentos de terra, caídos da encosta e transformados em paredes; três linhas que sustentam a casa aberta ao vento, em constante contato com o meio ambiente para o qual foi concebida. Varandas em balanço criam espaços de transição entre o interior e exterior.

© Jaime Navarro

Como um tributo, a Casa do Vento está orientada ao norte para envolver cada cômodo com 180 graus de vista da colina, que varia de acordo com a posição do sol. Sua forma esguia permite o aproveitamento simultâneo da iluminação da fachada sul e da vista do norte, assim como proporciona ventilação cruzada em todos os espaços.

© Jaime Navarro

A arquitetura integra materiais contemporâneos em contraste com materiais regionais, como um reflexo da mistura cultural que compõe a cidade de Tepoztlán. Acabamentos como o concreto aparente em pisos e o calcário em paredes internas e externas dão a casa bom isolamento  térmico, assim como baixa manutenção. A aplicação de algumas técnicas de sustentabilidade como a captação de água pluvial e o uso de aquecedores solares, reduzem o consumo energético e os uso de recursos naturais.

Fachada Norte

Seu layout arquitetônico cria uma atmosfera acolhedora em espaços aconchegantes, abertos a experiência campesina. A Casa do Vento resguarda ambientes privados com detalhes sustentáveis: um terraço para meditação, pequenas varandas trazem iluminação natural, a piscina que ambienta o aproveitamento do dia com o reflexo de Tepozteco.

© Jaime Navarro

Cada casa envolve o habitante na paisagem do mesmo, que, com sua presença, é um novo escultor.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tepoztlán, Morelos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Vento / A-001 Taller de Arquitectura" [Casa del Viento / A-001 Taller de Arquitectura] 11 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-119730/casa-do-vento-slash-a-001-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.