Oficina “Urbanização de favelas” na 9º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo / São Paulo - SP

Coordenação: Profª Drª Maria Augusta Justi Pisani

Quando:  29 de novembro – 19:00h e 30 de novembro das 10:00h às 18:00h

A oficina faz parte da 9º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e traz a oportunidade para arquitetos e estudantes de arquitetura de discutirem um problema tão evidente na realidade das regiões metropolitanas brasileiras.

A oficina “Urbanização de favelas” tem como objetivo evidenciar a questão da habitação em áreas precárias na cidade de São Paulo e propiciar o desenvolvimento de propostas projetuais, idéias e soluções que possam melhorar a qualidade ambiental, social e cultural da Favela Nova Jaguaré, localizada na zona Oeste da cidade de São Paulo.

Os trabalhos serão iniciados com a mesa redonda que contará com a apresentação de renomados arquitetos, que realizaram projetos de urbanização em favelas, e a partir do estudo de métodos projetuais, suas facilidades e empecilhos, os participantes desenvolverão propostas em grupos.

As idéias deverão ser registradas em croquis e diferentes desenhos, que podem ser elaborados a mão, ou assistidos por computador. No encerramento das atividades as ideias serão apresentadas e discutidas por todos os participantes e registradas por meio de fotos ou cópias digitais.

Os participantes receberão certificados.

Atividade 01 – Mesa Redonda

Questões de projeto de urbanização de favela – dia 29 de novembro de 2011 – 19h00 – 22h00

Palestrantes:

Arquiteto Marcos Boldarini –Boldarini Arquitetura e Urbanismo

Prof. Dr. Héctor Vigliecca – Vigliecca & Associados

Debatedora: Profª Angélica A.T.B. Alvim – Mackenzie

Atividade 02 – Oficina de Projetos

 dia 30 de novembro de 2011 – 10h00 as 18h00

Profª Drª Maria Augusta Justi Pisani – Mackenzie – Coordenação

Profª Drª Angélica A.T.B. Alvim – Mackenzie

Prof. Dr. Luiz Guilherme Rivera de Castro

Profª Drª Gilda Collet Bruna – Mackenzie

Profª Msc. Erica Lemos Gil – Universidade São Judas Tadeu

Profª Msc. Erika Ciconelli De Figueiredo – Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP

Arquiteta Vanessa Padiá – Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Habitação – PMSP

O participante deverá dispor de todo o período proposto para o desenvolvimento dos trabalhos, bem como de computador próprio com programa CAD e material de desenho (folhas A3 manteiga – lápis – canetas coloridas, etc.).

Os inscritos trabalharão com seus computadores – assistidos pelos Professores que farão parte do desenvolvimento da Oficina. O relatório final com os resultados da oficina será publicado com as devidas referências dos autores.

Vagas limitadas

Valor da Inscrição: R$ 30,00

Pagamento via deposito (ver dados bancário na ficha de inscrição)

Inscrição: IAB/SP

Fonte: 9º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Oficina “Urbanização de favelas” na 9º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo / São Paulo - SP" 27 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-11929/oficina-urbanizacao-de-favelas-na-9o-bienal-internacional-de-arquitetura-de-sao-paulo-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.