A explosão dos programas de aluguel de bicicletas

O aluguel de bicicletas se tornou algo básico para os deslocamentos urbanos em todo o mundo. Desde sua reintrodução na cultura urbana nos anos 90, este método tem se apresentado de diversas formas. Hoje em dia ele está sendo incorporado pelas grandes cidades como uma forma de aliviar o congestionamento do tráfego - uma alternativa de deslocamento para os habitantes das cidades. Um artigo do Earth Policy Institute marca o progresso exponencial dos programas de aluguel de bicicletas, apontando soluções inovadoras em diversas cidades que tornaram estes programas mais seguros, mais acessíveis e mais simples.

Saiba mais na continuação.

Amsterdã foi a primeira cidade a introduzir o aluguel de bicicletas em 1965, confiando na honestidade dos cidadãos para que cuidassem bem delas e as trouxessem de volta. O sistema não funcionou como a cidade esperava; muitas bicicletas eram danificadas ou roubadas e o programa foi cancelado até que métodos mais sofisticados foram desenvolvidos e colocados em prática, garantindo que os veículos estivessem disponíveis a qualquer momento, para qualquer pessoa.

Bike-Share in Rome; © Flickr User DearEdward; Licensed via Creative Commons

Hoje em dia, muitos programa de aluguel de bicicletas operam através de serviços de fidelidade, contam com sistemas de GPS que rastreiam a localização das bicicletas, e incentivam as pessoas a fazerem seus deslocamentos mais curtos em duas rodas. Entre os anos de 2008 e 2009, houve um aumento substancial no interesse por estes programas, com quinze países aderindo à este método de transporte urbano. Há, atualmente, 500 cidades em 49 países que contam com programas de aluguel de bicicletas para seus habitantes e visitantes.

Pedalar é uma alternativa mais eficiente de deslocamento em locais de alta densidade. A crescente infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas, sinalização exclusiva para ciclistas, biclicletários e lojas de bicicletas também tem contribuído para o aumento da popularidade deste modo de transporte. Além das vantagens evidentes para os habitantes destas cidades, estes sistemas também oferecem aos turistas uma alternativa de "usar" a cidade, sobretudo aquelas que apresentam sérios problemas de congestionamento.

Bike-share in Antwerp; © Flickr User EnvironmentBlog; Licensed via Creative Commons

É certamente encorajador observar que novos planos urbanos já estão incorporando este modo de transporte e sua infraestrutura necessária. Nos Estados Unidos, já existem 26 programas de aluguel de bicicleta ativos. A cidade de Nova Iorque está prestes a lançar seu próprio programa, chamado Citi Bike. Algumas estações já estão aparecendo por toda Manhattan e Brooklyn e a promessa são 5.500 bicicletas a disposição doas habitantes e visitantes.

Visite earth-policy.org para mais estatísticas sobre estes programas em todo o mundo. E dê uma olhada neste mapa, feito por Russell Meddin e Paul DeMaio, que pontua estes programas de aluguel de bicicletas ao redor do mundo.

Sobre este autor
Cita: Vinnitskaya, Irina. "A explosão dos programas de aluguel de bicicletas" [The Bike-Sharing Takeover] 09 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118800/a-explosao-dos-programas-de-aluguel-de-bicicletas> ISSN 0719-8906

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