Visualizando como as pessoas utilizam as cidades: análise de dados por Schema Design

Visualizando como as pessoas utilizam as cidades: análise de dados por Schema Design

O site Atlantic Cities recentemente escreveu sobre o projeto do Schema Design, inicialmente produzido como resultado de uma chamada para projetos do Urban Data Design Challange. A intenção do desafio era usar vários métodos de visualização de dados para desenvolver constatações sobre o trânsito de três cidades: São Francisco, Zurique e Genebra.

O projeto do Schema Design, publicado pelo Atlantic Cities, demonstra os padrões do tráfego de pessoas em cada cidade, oferecendo um olhar intenso quanto ao modo de circulação das pessoas em cada caso. Os designers Christian Marc Schmidt e Sergei Larionov descrevem que os vídeos desenvolvidos para este projeto identificam diferentes padrões do desenvolvimento urbano, sobreposto à maneira que as pessoas utilizam os espaços e as atividades cercadas pelo trânsito, assim como a disposição de infraestrutura pela cidade.

As distinções que surgem em cada vídeo, dadas as diferentes formatações das cidades e o planejamento de seu tráfego, enfatizam quão única e distintamente as cidades foram desenvolvidas e, consequentemente, funcionam. Tal visualização, tão simples, traz clareza aos aspectos de desenvolvimento urbano. Cidades funcionam de certas formas devido aos modos como as pessoas podem usar seus diferentes espaços. Os criadores destacam que as três cidades analisadas tem fluxos e atividades altamente distintos. Zurique tem diversos centros que emergem como pontos focais no vídeo, Genebra tem um ponto central de congregação e São Francisco é igualmente dispersa.

E enquanto estes vídeos apontam os locais mais movimentados das cidades, eles também destacam a ausência de atividade em outras partes dela. As implicações de padrões tão simples podem ajudar designers e planejadores a tomarem decisões mais embasadas, antecipando o modo como as pessoas se movem através da cidade e integram o tráfego.

Via Atlantic Cities



Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Visualizando como as pessoas utilizam as cidades: análise de dados por Schema Design" 06 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118546/visualizando-como-as-pessoas-utilizam-as-cidades-analise-de-dados-por-schema-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.