Produção de alimentos e geração de empregos em áreas abandonadas em SP

A iniciativa tomada por Hans Dieter Temp, um alemão que vive em São Paulo, mudou consideravelmente a paisagem de sua vizinhança e está alinhada a algumas interessantes estratégias de ocupação do solo e desenvolvimento urbano: o empresário ajudou a transformar em horta um terreno baldio adjacente à sua casa. A partir desta iniciativa, outros espaços foram, também, se transformando, gerando a ONG Cidades Sem Fome.

 “Se vou morar aqui, preciso fazer algo”, pensou Hans Dieter Temp. Da horta comunitária com seus vizinhos, a ideia se expandiu, fazendo com que regiões de grande vulnerabilidade social aproveitassem seus potenciais e ocupassem locais abandonados, transformando-os em focos de produção de alimentos.

Cortesia de hypeness

Desde 2004, a Cidades Sem Fome tem espalhado a palavra e a ação. Hoje são já 21 núcleos de hortas implantados em diferentes pontos de São Paulo, ajudando mais de 700 pessoas com a criação de emprego (além das beneficiadas de forma indireta). As hortas utilizam o método da compostagem, no qual as sobras vegetais são reincorporadas como adubo orgânico - sem recursos químicos - permitindo grande diversidade nas espécies plantadas.

Cortesia de hypeness

O projeto oferece às comunidades uma forma de produzir hortaliças e legumes em quantidades consideráveis, ocupando pequenos espaços e intervindo – pra melhor – na vida e paisagem dos próprios bairros. As pessoas ganham acesso a alimentos frescos e orgânicos, vendendo-os entre si. Mais comida e mais dinheiro em locais carentes. Abaixo, veja uma das muitas reportagens feitas sobre o projeto:

Via hypeness


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Produção de alimentos e geração de empregos em áreas abandonadas em SP" 06 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118411/producao-de-alimentos-e-geracao-de-empregos-em-areas-abandonadas-em-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.