Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 2 de 23Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 3 de 23Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 4 de 23Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 5 de 23Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Mais Imagens+ 18

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 6 de 23
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Ikibana oferece uma fusão das gastronomias japonesa e brasileira, duas culturas que parecem tão antagônicas: uma silenciosa e minimalista, outra exuberante e agitada.

Um dos maiores desafios conceituais durante o processo de design do restaurante foi encontrar especificidades compartilhadas entre as duas culturas. Sendo um grande desafio, este também se tornou o mote do projeto, quando se deu conta de que a paisagem é uma questão extremamente importante para ambas e decidiu-se exaltar esse elemento no design do espaço e criar uma paisagem artificial.

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 7 de 23
© Adrià Goula

De um lado, o Brasil representa uma paisagem exuberante e o estilo de vida brasileiro incorpora e reflete essa voluptuosidade, alegre e colorida. De outro, as pinturas tradicionais japonesas, bem como outras artes visuais e dramáticas, estão cheias de referências à paisagem. A arte dos arranjos florais conhecida como Ikebana é um dos exemplos desse respeito à natureza profundamente enraizado na cultura japonesa e dá o nome ao restaurante e inspira o design.

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 23 de 23
Axonométrica

O resultado é uma paisagem sinuosa criada por diferentes elementos do programa, ou ilhas. Bares e cozinhas são divididos e distribuídos pelo restaurante, criando nós espalhados pelo espaço. Os clientes se sentam em cavidades coloridas. Essas ilhas são envolvidas por um espaço fluido enveredado através do restaurante, produzindo infinitos ângulos de visão e permitindo que o movimento constante de garçons com os pratos dê vida à atmosfera.

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 3 de 23
© Adrià Goula

Os arranjos de Ikebana buscam a proporção, a composição e o equilíbrio entre três elementos: madeira, folhas e flores. Os resultados são composições leves, elegantes e estáticas, mas que simulam o movimento, premissas que articula o design do projeto.

O elemento em madeira vem com o espetacular tratamento do teto, pensado como uma floresta de galhos entrelaçados, que se torna um protagonista do espaço. A luz atravessa o teto projetando um tilintar cálido de luzes e sombras em todas as superfícies.

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 14 de 23
© Adrià Goula

Como contraponto à madeira, o elemento vegetal se encontra nas aberturas, que atuam como anteparos que matizam a luz e a visão entre o interior e a rua.

Em menor proporção, mas não menos importante, o elemento de cor necessário ao Ikebana está nas mesas. Seu desenho traz uma explosão de cores tropicais: amarelo, verde, vermelho. O formato orgânico remete a pétalas e pode facilmente ser agrupado, produzindo novas composições de cores com cada arranjo.

Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo - Imagem 17 de 23
Cobertura

In a lower proportion, but not less important, the necessary color element in the Ikebana arrangements comes with the tables. Their design brings an explosion of fresh and tropical colors: lemon yellow, lime green, passion red. Its organic shape reminds us of a petal and can be easily adapted for groups, producing a new color composition with each new table arrangement.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Ikibana Paral / El Equipo Creativo" [Ikibana Paral Restaurant / El Equipo Creativo] 05 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118175/restaurante-ikibana-paral-slash-el-equipo-creativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.