Programa de Murais Artísticos transforma a paisagem urbana do centro da Filadélfia

Por Alex Riemondy para Global Voices; publicado em This Big City

O Programa de Murais Artísticos da Filadélfia, Estados Unidos, teve início em 1984 como parte de uma campanha para erradicar as pichações da cidade. Desde então, mais de 3.000 murais foram cridos e cada um se transformou em um ponto distinto da paisagem urbana. Na Filadélfia, os murais se transformaram em uma oportunidade única para o desenvolvimento e a participação das comunidades, uma vez que fomentam as relações entre escolas, organizações populares, órgãos municipais e filantropos.

Os programas de arte pública permitem aos cidadãos participar do melhoramento de suas próprias comunidades. Com o passar dos anos, o Programa de Murais Artísticos reuniu artistas e membros comunitários, através de um processo de colaboração dos cidadãos, para transformar os espaços públicos e a vida de seus habitantes. Um trabalho recente do programa é “The Porch Light Iniciative”.

Mais informações a seguir

Cortesia de muralarts.org
Cortesia de muralarts.org

“The Porch Light Initiative” é um programa que tem duração de três anos, período em que se criam alianças entre provedores de serviços de saúde, artistas, membros da comunidade, e indivíduos que recebem tratamento, melhorando o sistema de saúde. Este conjunto de parcerias cria arte pública que amplia a consciência da saúde comunitária. O exemplo mais recente deste plano é o mural “Los colores de tu voz”, concluído em outubro de 2012.

Este mural representa os objetivos da Porch Light Initiative, que são:

  • Motivar os membros da comunidade para que, em conjunto, criem projetos de arte pública que demonstrem a identidade de uma comunidade e o orgulho que sentem de pertencer a ela.
  • Utilizar a arte como uma ferramenta para conectar os indivíduos com problemas de saúde mental aos profissionais de saúde e à comunidade.
  • Conhecer os desafios que enfrentam as pessoas com problemas de saúde mental.

Este programa de arte pública fornece uma ferramenta criativa para expressar os valores comunitários. Como os murais são distintos entre si e estão relativamente próximos, é possível inclusive realizar um tour para conhecê-los.

Cortesia de muralarts.org

Este artigo foi retirado do site para cidades sustentáveis This Big City.

Imagens via muralarts.org


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Programa de Murais Artísticos transforma a paisagem urbana do centro da Filadélfia" 29 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-117017/programa-de-murais-artisticos-transforma-a-paisagem-urbana-do-centro-da-filadelfia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.