Em construção: Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects

Em construção: Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Peñalolén, Santiago, Chile
  • Arquiteto Responsável

    Siamak Hariri
  • Paisagismo

    Juan Grimm
  • Construção

    Desarrollo y Construcción del Templo Bahá'í para Sudamérica Ltda.
  • Área

    1200.0 m²
  • Ano Projeto

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de Comunidad Bahá´í
Cortesia de Comunidad Bahá´í

Os templos bahá'ís são construções simbólicas e abertas para a adoração, reflexão e meditação de qualquer pessoa. Há um em cada continente, e agora está sendo construído no Chile, sendo a primeira sede sul-americana.

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Embora cada sede tenha seu próprio estilo, todos os templos têm em comum o caráter de centro espiritual, com nove portas e uma cúpula central, que simboliza a união de todas as pessoas que se reúnem sob ele, independentemente do seu credo. Eles também são rodeados por grandes áreas verdes que suportam esta idéia de reflexão e de encontro.

Cortesia de Comunidad Bahá´í

O escritório canadense Hariri Pontarini Architects projetou uma base de concreto cercada por um espelho d'água, em que a cúpula nove pétalas translúcidas parecem flutuar. Cada pétala tem uma estrutura de aço coberta de vidro fundido. Três bandas translúcido perimetrais amarram as folhas para criar uma estrutura integrada.

Cortesia de Comunidad Bahá´í

No interior do templo existem dois espaços: o central, sob a cúpula, aberto para receber 600 pessoas e nove espaços perimetrais íntimos, localizado entre as folhas da cúpula.

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Na parte subterrânea existe um muro perimetral. É possível ver no interior as dez colunas que sustentam a laje do primeiro andar, o mezanino e as nove asas translúcidas (outubro de 2012).

Cortesia de Comunidad Bahá´í

De cima das esteiras de reforço da laje do primeiro andar se vêem nove vigas radiais e uma parte do feixe do anel interior. No canto superior direito e inferior esquerdo da imagem se vê a base da fundação das duas gruas de montagem presentes nas asas translúcidas. No canto inferior esquerdo da imagem está o túnel de serviço que leva à área subterrânea. (Março de 2013).

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Vista das barras de arranque de uma das nove colunas que mantêm o mezanino. Estas colunas são originárias da intersecção de uma viga com o feixe radial do anel interno e passam diretamente por cima de um isolador sísmico. A carga vertical é transmitida para uma coluna subterrânea. (Março de 2013).

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Vista do capitel central da laje onde as nove vigas radiais convergem. No centro observa-se o centro placa superior do isolador sísmico, com seus parafusos de quatro âncoras apontando para cima. (Março de 2013).

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Completando a primeira fase de concretagem da laje, que utilizou 90 metros cúbicos de concreto e 9 horas de trabalho contínuo. (Abril de 2013)

Cortesia de Comunidad Bahá´í

Vista de cima da primeira etapa - parcialmente coberto - de concretagem da laje, que corresponde aproximadamente a um terço da área total, excluindo o centro. (Abril de 2013)

  • Cálculo Estrutural

    TROW/Carruthers & Wallace, Universidad de Toronto, Sirve S.A., DICTUC, Patricio Bertholet M. Ingeniería Estructural, VMB Ingeniería Estructural
  • Instalações Mecânicas

    The OPS Group
  • Engenharia de Revestimentos

    Simpson Gumpertz & Heger
  • Acústica

    Verónica Wulf
  • Iluminação

    Isometrix, Limarí Diseño de Iluminación
  • Fundações e Estruturas de Concreto

    Fernández Wood Constructora S.A.
  • Inspeção Técnica da Obra

    CTO S.A.
  • Superestrutura e Revestimentos

    Gartner Steel and Glass GmbH
  • Área Terreno

    11 hectares
  • Área Jardins

    6 hectares

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Peñalolén, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Cabezas, Constanza. "Em construção: Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects" [En Construcción: Templo Bahá'ís / Hariri Pontarini Architects] 29 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116717/em-construcao-templo-bahais-slash-hariri-pontarini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.