Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro

Em abril foram apresentados os detalhes do projeto do Píer em forma de “E”, feito pelo arquiteto João Pedro Backheuser, do escritório brasileiro Blac, em parceria com o espanhol Alonso-Riera-Balaguer, para a nova zona portuária do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

A proposta é uma alternativa ao projeto da Companhia Docas - Píer em “Y” - criticado pelos impactos que seriam causados ao ambiente. O projeto prevê a construção de três atracadouros perpendiculares para seis navios e um terminal de passageiros elevado, que liberaria o espaço do entorno para a criação de um bulevar, da Praça Quinze à Avenida Francisco Bicalho.

Backheuser afirma que o Píer em “Y” não se harmoniza com a orla e seria implantado muito próximo a patrimônios tombados, como o Mosteiro de São Bento e o casario da Praça Mauá. Um barco ou navio atracado encobriria parte da paisagem e, além disso, o terminal de passageiros cortaria o bulevar, criando uma descontinuidade no passeio.

Por outro lado, o Píer em E, localizado entre os armazéns 3 e 6, deixará livre uma faixa de 120 metros entre a linha d’água e os píeres. Nesse espaço o arquiteto pretende criar uma marina, com capacidade para até 250 barcos de cerca de 30 pés, que servirá como um ponto de atração para o local.

O presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, disse que esta é uma resposta funcional muito inteligente, e que se deve ponderar as perdas para a paisagem e para a orla causadas pela proposta em “Y”.

Também presente no debate, a presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia do Rio, deputada Aspásia Camargo, entrou com uma ação popular contra o Píer em Y, que, segundo ela, afronta o Plano Diretor da cidade.

Via CAU/BR


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetos apresentam projeto de Píer para zona portuária do Rio de Janeiro" 23 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116181/arquitetos-apresentam-projeto-de-pier-para-zona-portuaria-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.