Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects

No ano passado, a Universidade da California, em Davis convidou três arquitetospara competir pela chance de projetar seu novo museu de arte de 30 milhões dólares museu, previsto para estrear em 2016. A competição foi um caso de concepção-construção, onde cada participante foi convidado a se juntar com um empreiteiro e apresentar um design holístico. Para quem não viu, SO - IL foram anunciados como os vencedores do concurso.

Aqui apresentamos o projeto vice-campeão, do escritório Henning Larsen Architects. O projeto ganhou o nome "The Leaf" (A Folha), e espacialmente e materialmente expressa suas funções sobrepostas. Seu nome vem da leveza da folha, como o aço e alumínio na cobertura, que filtra a luz solar e oferece sombra. A folha se apóia em uma base de concreto pesado, fornecendo alojamento para as exposições do museu.

Leia as descrições dos arquitetos depois do intervalo...

"A Folha" é o nome do icônico novo museu de arte da Universidade da Califórnia, em Davis. O museu foi concebido com salas de exposições, bem como espaços informais de interação social e descanso. Esta justaposição cria uma dinâmica, museu vivo, onde alunos, professores e moradores podem compartilhar uma experiência estética e processo criativo.


Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects - Imagem 2 de 5
Cortesia de Henning Larsen Architects

Estas duas funções que se sobrepõem são evidentes na forma e materialidade do edifício; a partir de uma sólida base de concreto, a leve cobertura de alumínio e aço emerge para oferecer sombra. A base abriga espaços de exposição do museu, que exigem níveis especiais de iluminação e ventilação.


Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects - Imagem 3 de 5
Cortesia de Henning Larsen Architects

A partir do átrio aberto e informal, existem várias entradas para os espaços de exposição. Esta variação de escala cria uma sensação de intimidade, que liga o lobby ao resto do museu. O layout interno e seleção de móveis reforçam esse sentimento íntimo, com grandes mesas, sofás confortáveis ​​e paredes de livros.


Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects - Imagem 4 de 5
Cortesia de Henning Larsen Architects

A cobertura do edifício é como uma folha, não só na forma, mas na função, filtrando a luz do sol e garantindo sombra, mesmo nas partes mais altas do edifício. O piso superior abriga uma galeria, uma sala comum, escritórios e um pátio. O pátio pode ser acessado seguindo os caminhos sinuosos estabelecidas em um declive gradual que envolve a construção e a traz para a paisagem.


Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects - Imagem 5 de 5
Cortesia de Henning Larsen Architects

O marco da localização do museu na parte sul do campus, ao lado da rodovia, é uma das primeiras coisas que se vê quando chega à universidade. Foi, portanto, importante para projetar um edifício que interage com os edifícios existentes para criar um novo portal para o campus.


Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rackard, Nicky. "Proposta para o Museu de Arte da UC Davis / Henning Larsen Architects" [UC Davis Art Museum Proposal / Henning Larsen Architects] 26 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116051/proposta-para-o-museu-de-arte-da-uc-davis-slash-henning-larsen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.