Memorial Steilneset / Peter Zumthor e Louise Bourgeois, fotografias de Andrew Meredith

Memorial Steilneset / Peter Zumthor e Louise Bourgeois, fotografias de Andrew Meredith - Mais Imagens+ 21

Em homenagem àqueles perseguidos nos Julgamentos de Bruxaria Finnmark do século XVII, o Memorial Steilneset repousa ao longo da costa recortada do Mar de Barents em Vardø, Noruega. O fotógrafo Andrew Meredith compartilhou conosco uma série de fotos documentando essa obra de arte criada numa colaboração única entre o famoso arquiteto Suíço Peter Zumthor (Basel, 1943) e a influente artista contemporânea Louise Bourgeois (Paris 1911 – 2010).

© Andrew Meredith

Zumthor simplesmente descreve sua colaboração com Bourgeois numa entrevista com ArtInfo como: “Eu tinha minha ideia, mandei pra ela, ela gostou, e então veio com sua ideia, reagiu à minha ideia, então eu ofereci abandonar minha ideia e fazer apenas a dela, e ela disse ‘Não, por favor, não abandone’. Então o resultado na verdade é as duas coisas – tem uma linha, que é minha, e um ponto, que é dela... A instalação de Louise é mais sobre a queima e a agressão, e a minha instalação é mais sobre a vida e as emoções [das vítimas]”.

© Andrew Meredith

Os andaimes suspensos feitos em pinho de Zumthor dão suporte ao casulo de seda. Dentro desse casulo, o visitante percorre um longo corredor com piso de carvalho de 400 metros.

© Andrew Meredith

Uma lâmpada suspensa parece flutuar atrás de cada uma das 91 janelas, iluminando elas em memória dos 91 indivíduos que foram acusados de bruxaria e queimados vivos na estaca. Cada janela esta acompanhada de uma placa que revela a história de cada um.

© Andrew Meredith

Sendo a última grande instalação de Bourgeois, “Os Malditos, os Possuídos e os Amados” contém uma chama infinita queimando em cima de uma cadeira de aço, esta se encontra dentro de um cone de concreto oco.

© Andrew Meredith

Reflexos da chama parecem fazer saltar de todas as superfícies, uma vez que a cadeira esta rodeada de espelhos circulares.

© Andrew Meredith

A instalação está abrigada dentro de uma estrutura de vidro reflexivo e opaco, que contrasta com a instalação comprida feita em madeira de Zumthor

© Andrew Meredith

Referências: Andrew Meredith Photography, Nasjonale Turistveger, Dezeen.

O trabalho de Andrew Meredith foi originalmente encomendado por Icon Magazine.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Memorial Steilneset / Peter Zumthor e Louise Bourgeois, fotografias de Andrew Meredith" 16 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-114570/memorial-steilneset-slash-peter-zumthor-e-louise-bourgeois-fotografias-de-andrew-meredith> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.