Bloco Multifamiliar De 20 Apartamentos e Espaços Comerciais / Narch

© Hisao Suzuki
  • Arquitetos: Narch; Narch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hisao Suzuki

Bloco Multifamiliar De 20 Apartamentos e Espaços Comerciais / Narch - Mais Imagens+ 13

© Hisao Suzuki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de 20 apartamentos consta de PB+5, a planta baixa se destina a 3 locais comerciais e a planta do subsolo a 31 vagas de garagem e 20 despensas.

Uma fachada luminosa durante o dia, rica com seu dinamismo de volumes e sombras que durante a noite se ilumina como uma caixa de luz peneirada, conseguindo um edifício poroso, de grande leveza, profundidade e variabilidade segundo o uso de seus habitantes, criando reflexos, sombras e silhuetas que fluem entre interior e exterior.

© Hisao Suzuki

Uma fina pele perfurada, um véu translúcido que a partir do exterior funciona como filtro solar, para melhorar o bom funcionamento climático do edifício, e como filtro visual, para preservar a intimidade de seus ocupantes.

A partir do interior o contraste de luminosidade entre a parte perfurada e a parte opaca dos painéis consegue manter as visuais.

© Hisao Suzuki

Flexibilidade, luminosidade, leveza, claridade, liberdade, racionalidade, simplicidade, dinamismo, mobilidade, abertura, vazio, aparecimento e desaparecimento.

As habitações se organizam ao redor do núcleo central de comunicações, deixando todos os quartos na fachada e os serviços no interior. A localização das salas nas esquinas permite jogar com a composição da fachada dispondo as sacadas livremente ao lado e fazendo-a desaparecer sobre os quatro planos de fechamento.

© Hisao Suzuki

O sistema de portas de correr se aplica a todo o edifício, desde a fachada onde se substitui a persiana por painéis de chapa perfurada, até as divisões interiores que são portas de correr integradas nas divisórias de Krona. A flexibilidade espacial, a liberdade de movimentos e distribuição cria um espaço limpo, fluido e flexível, dilatando e ampliando o espaço de relação.

© Hisao Suzuki

400 painéis de chapa de alumínio perfurada e:3mm prata fosco anodizado compõem a segunda pele do edifício, criando uma aparência imaterial dos limites e uma arquitetura porosa tornar-se imperceptível.

Os painéis se deslizam ao longo de toda a fachada gerando, a partir do exterior, mobilidade enquanto que a uniformizam a fachada, ao mesmo tempo que, desde o interior, os painéis podem aparecer e desaparecer segundo convém, conseguindo um sistema aberto de fachada variável segundo os usuários e não determinado pelo arquiteto.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Parada, Manresa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Bloco Multifamiliar De 20 Apartamentos e Espaços Comerciais / Narch" [Bloque Plurifamiliar De 20 Viviendas Y Locales / Narch] 18 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-114412/bloco-multifamiliar-de-20-apartamentos-e-espacos-comerciais-slash-narch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.