Casa Tarifa / James & Mau

Casa Tarifa / James & Mau - Mais Imagens+ 23

Tarifa, Espanha
  • Arquitetos: James & Mau; James & Mau
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erika Mayer
© Erika Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma encosta com vista para o vale que domina o Estreito de Gibraltar. O clima é mediterrânico, com verões quentes e invernos suaves, ambos úmidos, e muito influenciado pelos fortes ventos de Tarifa. A arquitetura vernacular andaluz dos "pueblos blancos" com seus pátios e ruas estreitas reflete como o estilo de construção local se adapta ao clima. Finalmente, o cliente não espera apenas por uma proposta de uma mera casa residencial, mas uma área complexa que permitiria o desenvolvimento de diversas atividades interiores e exteriores.

© Erika Mayer

Como resultado, nos propusemos a condensação de um "pueblo" em 300 m² e transformá-lo em um contemporâneo "cortijo". As regras que determinam o projeto são as mesmas que aqueles por trás de seus protótipos inspiradores. O primeiro elemento característico de "cortijo" ou "pueblo" seria a parede que o delimita. Nesta casa, propusemos um gabinete aberto e contemplativo, criado por um enorme plano horizontal composto por malha de aço expandida que conforma uma pérgola permeável. Que permite o controle da radiação solar no verão e no inverno e a criação de um microclima no recinto. O próximo passo é explodir o programa do plano, resultando em uma série de volumes, assim como os edifícios ou pavilhões com funções diferentes, que formam um "pueblo" ou "cortijo".

© Erika Mayer

A pérgola é perfurada com tantos furos como o volume, a fim de inserir estes neles. A ocupação dos pátios não é total, deixando a possibilidade de uma futura colonização, afinal, um pueblo não é inteiramente construído em apenas um dia. A mesma malha usada para a pérgola reveste os volumes, criando uma continuidade entre o compartimento falso e estes volumes. Além disso, criamos uma variedade de espaços construídos com o vazio específico, interior e exterior, o que permite um andar na casa através da infinidade de caminhos, assim como em um pueblo. Esses espaços entre os volumes permitem a ventilação cruzada causando o fluxo de ar em toda a casa, a fim de combater o calor do verão e umidade durante todo o ano.

Planta

Finalmente, a construção confiada a Infiniski, é baseada na construção pré-fabricada modular, materiais sustentáveis ​​e energias renováveis, como bio-massa e painéis solares térmicos para aquecimento e água quente.

© Erika Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tarifa / James & Mau" [Tarifa House / James & Mau] 18 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-114285/casa-tarifa-slash-james-and-mau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.