P&P / D.LIM architects

P&P / D.LIM architects - Mais Imagens+ 23

© Youngchae Park

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, "Hamchaewon", está localizado em uma pequena quadra típica de Seul, em torno de edifícios residenciais, casas multiplex e edifícios baixos de escritório. É um edifício de cinco andares composto de programas residenciais e comerciais. O térreo e o primeiro pavimento são alugados para uso comercial. No quarto e quinto estão os escritórios da Plastics & People, proprietária do imóvel. Entre estes estão os apartamentos totalmente equipados.

© Youngchae Park

É um edifício para ser alugado, mas também, funciona como nova sede da Plastics & People.  Este cliente é uma pequena empresa que produz pigmento plástico. Hamchaewon, o nome do edifício, significa uma casa a ser preenchida de cores. Suas principais cores são preto e branco. Essa ;e a razão pela qual a fachada e o interior se mostram principalmente acromáticos. Mas, as paredes coloridas da entrada e o escritório do CEO cheio de pequenos grãos coloridos criam uma atmosfera acolhedora. O revestimento da fachada principal são painéis na cor cinza escuro, que parecem muito limpo e calmo, o que faz representar a imagem da marca.

© Youngchae Park

Mesmo com área total de apenas 467 m², o projeto precisou passar por várias revisões oficiais do governo local. O volume e a forma são seriamente limitados pelo código de construção e regulamentações, pelo plano de controle de largura das vias e pelo plano de gabaritos, já que fica em uma esquina com ruas muito estreitas. Mas a aprovação tornou-se um motivo para o projeto ao invés da limitação. A forma foi muito bem esculpida para encaixar na limitação da linha oblíqua.

© Youngchae Park

Este projeto é composto em grande parte por três programas diferentes com as respectivas entradas e escadas. A entrada para a Plastic & People está na rua principal e liga 2 pavimentos com elevadores independentes. Nos escritórios, um vazio atravessa o 4º e o 5º pavimento, o que permite que estes sejam abertos para o sul. O pátio interno é envolto por cortinas para barrar a luz direta da tarde e fica uma aparência simples pelo lado de fora. Os apartamentos também tem uma entrada separada no lado oposto da rua principal. São intencionalmente projetados para conectar-se com a escada da Plastic & People no 3º pavimento, para que a empresa possa expandir se necessário. A terceira entrada é para os escritórios alugados.

© Youngchae Park

Cada apartamento tem apenas 18 m², porém, todos possuem banheiro e cozinha. É dividido em duas partes, dormitório e espaço de trabalho, A cama não fica à vista, quando se abre a porta de entrada. Permite que o morador tenha espaços privados. O interior foi feito sem nenhum material extra. A estrutura torna-se o acabamento, justamente como é. Os blocos de concreto com revestimento transparente são as paredes entre os apartamentos. O concreto exposto revela as lajes. Os moradores teriam mais espaços na sala, apreciando a verdadeira propriedades dos materiais.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "P&P / D.LIM architects" [P&P / D.LIM architects] 16 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-114034/p-and-p-slash-d-star-lim-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.